Ano fechou com alta de 2,65% nos custos de produção

Saiba quais foram os componentes que pesaram nas contas das fazendas em 2019

Após registrar alta de 1,45% em dezembro de 2019, o custo de produção do leite, representado pelos desembolsos do produtor, termina o ano com elevação de 2,65% na “média Brasil”, que considera os estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

Os principais componentes que contribuíram para a alta nos custos foram mão de obra, com aumento de 4,44%, adubos e corretivos (2,66%), concentrado (1,46%) e suplementação mineral (1,45%). A valorização do dólar frente ao Real foi um dos destaques em 2019.

Por um lado, teve papel principal, influenciando diretamente na elevação dos preços de fertilizantes e suplementos minerais, que têm matérias-primas com formação de preço baseada na moeda norte-americana. Por outro lado, foi coadjuvante, elevando a competitividade do milho brasileiro no cenário externo. Com isso, houve aumentos expressivos nas exportações, favorecendo o aumento das cotações do cereal no mercado interno.

Continue a leitura após o anúncio

Em resumo, o ano de 2019 pode ser dividido em dois momentos bem distintos.

No primeiro semestre, o produtor se viu em um cenário de recuperação de margens, com altas consecutivas no valor recebido pelo leite e estabilidade no preço da saca de milho.

Já o segundo semestre foi marcado pela retração no fluxo de caixa das propriedades, uma vez que a receita foi penalizada pela queda no preço do leite, e os custos aumentaram com a disparada nas cotações do cereal.

Para 2020, as atenções seguem voltadas para o mercado de milho. Com o volume de estoques reduzido no início do ano, a expectativa de aumento do consumo interno e o dólar valorizado frente ao Real, há perspectiva de sustentação nos preços do cereal, o que pode encarecer o principal custo da atividade leiteira, a nutrição animal.

Por Ivan Barreto (Cepea)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.