Aprosoja lança plataforma de gerenciamento de riscos climáticos

Produtores irão conseguir acompanhar como foi o clima em sua propriedade e as previsões meteorológicas

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lançou na sexta-feira a plataforma Aproclima, que promove o gerenciamento de riscos nas lavouras de soja e milho por meio da compilação de dados de medição meteorológica em ao menos 33 estações instaladas em propriedades rurais no Estado.

O programa analisa informações meteorológicas de todas as regiões de Mato Grosso para formação de um banco de dados que subsidiará os produtores na tomada de decisões sobre o cultivo. Produtores conseguem acompanhar como foi o clima em sua propriedade e as previsões meteorológicas. O programa gera o informe mensal “Relatório de Acompanhamento Climático” com avaliações para o período seguinte.

Continue a leitura após o anúncio

“O ganho foi muito grande, porque a gente conseguiu programar melhor as coisas, ter uma prévia de como estaria a nossa meteorologia na fazenda e na nossa região”, disse a produtora Daila Dellai, do município de Paranatinga, que tem uma estação física em sua propriedade há um ano.

Segundo a gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, responsável pelo programa, como o Estado tem biomas variados e microrregiões que apresentam diferentes realidades meteorológicas, buscar maior precisão na aferição dos eventos climáticos pode contribuir para a produção de soja e milho.

“Mato Grosso é muito grande. Para lidar com as variações de características e conseguir se posicionar é preciso um histórico com maior precisão possível, o que temos a partir das estações físicas nas propriedades”, afirmou o gerente de Defesa Agrícola da entidade, Daniel Pasculli.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO