Brasil amplia participação de mercado do café nos países árabes

De acordo com o Cecafé, as exportações brasileiras do produto registraram uma taxa de crescimento médio anual de 3,8% nos últimos nove anos

Continue depois da publicidade

Foto: Mustafa Hassona/Anadolu Agency/AFP

A exportação de café do Brasil aos países árabes registrou uma taxa de crescimento médio anual de 3,8% nos últimos nove anos, até 2019. Neste ano, de janeiro a setembro, os embarques do produtos seguiram avançando, ficando 7,3% maiores frente ao mesmo período de 2019.

“A qualidade e a sustentabilidade dos cafés brasileiros permitiram ao país ampliar o seu market share no mercado árabe”, disse Nelson Carvalhaes, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).


No período de 2010 a 2019, entre os países árabes, o Cecafé destacou o crescimento de 328,8% para Argélia, 16,3% para a Jordânia, 13,1% para a Síria e 10,3% para a Tunísia.

Em um ano em que todos os setores enfrentam desafios gerados pela pandemia da Covid-19, o setor cafeeiro conviveu com incertezas quanto à venda do grão. O Cecafé garante que apesar disso, os embarques seguiram normalmente durante o período.

“É importante destacarmos que as exportações de café do Brasil, de modo geral, seguiram o ritmo normal de embarques, oferecendo um produto com muita qualidade e sustentabilidade, cumprindo rigorosamente as medidas de segurança e proteção dos colaboradores e seguindo as regras da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das instituições públicas de saúde municipais e estaduais”, afirmou Carvalhaes.

O presidente do Conselho lembrou que a demanda se manteve estável já que, embora restrições aplicadas diretamente a hotéis, restaurantes e cafeterias, tenham afetado principalmente o segmento de cafés especiais, houve a elevação do consumo nos lares.

Também em ano de pandemia a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) registrou um aumento na venda de café aos países árabes. Em 2020 até o momento, a exportação do café verde da espécie arábica soma 18.322 sacas de 60 kg do produto. No ano de 2019 inteiro o volume embarcado foi de 16.900 sacas do mesmo tipo de café.

A instituição é a maior cooperativa de produtores de café do Brasil e tem incentivado a produção de grãos de qualidade. A exportação para o bloco árabe, no entanto, ainda é voltada para o mercado de commodities. “No momento a Cooxupé, por meio da SMC, não possui relação comercial de cafés especiais com países árabes”, disse Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da Cooxupé. A SMC é o braço focado em comercialização de cafés especiais da Cooxupé.

Para elevar o recebimento de produto de qualidade, a cooperativa criou programas como o Especialíssimo. A iniciativa gerou um crescimento na entrega dos cafés especiais em 88% em 2020 em relação a 2019, primeiro ano de programa.

“Sem dúvidas houve mais investimentos [dos produtores]. Nossos cooperados foram incentivados pela Cooxupé constantemente nos últimos anos a investir na produção de café com mais qualidade. Para isso, treinamos os profissionais do nosso Departamento de Assistência Técnica para orientar e esclarecer dúvidas sobre como produzir um café especial. O cooperado se preparou para essa oportunidade. Importante lembrar também que neste ano tivemos uma colheita sob um clima totalmente favorável, com chuvas até o mês de março e depois um período mais seco durante a safra (sem chuvas), permitindo que o café dos nossos produtores alcançasse uma boa peneira”, explicou Bachião. Peneira é termo usado no setor para designar a classificação do café pela qualidade.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: