Brasil é o primeiro país a exportar melão para a China, maior consumidor da fruta

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês

A primeira importação de melões brasileiros pela China chegou ao Aeroporto de Xangai na sexta-feira (18/9) após acordo bilateral firmado entre os dois países. Foram desembarcadas cerca de 3,5 toneladas de melão pele de sapo, da região de Mossoró (RN), informa comunicado do Ministério da Agricultura.

O acordo que tornou viável a exportação do melão brasileiro para a China foi firmado em novembro de 2019, durante reunião bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, na XI Cúpula do Brics, em Brasília. Com a chegada da primeira carga da fruta ao território chinês, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou no comunicado a importância da abertura desse mercado, já que o país asiático é o maior produtor e consumidor de melão.

“É um marco importante para o Brasil. É a primeira fruta fresca importada pela China e o primeiro país do mundo a exportar melão para China”, disse.

Os chineses consomem cerca de metade da produção mundial. Em 2017, foram 17 milhões de toneladas. Conforme o ministério, em janeiro passado, técnicos da Administração Geral de Aduana da China (GACC, órgão responsável pela sanidade vegetal e animal) inspecionaram fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará. Os dois Estados são os maiores produtores da fruta. Depois da inspeção, o órgão chinês autorizou importação do melão da empresa Bollo Brasil, do grupo Bollo International Fruits. A empresa é uma das maiores exportadoras de melão do Brasil.

Em 2019, o Brasil exportou melão para diversos países, foram mais de 251 mil toneladas. Com a abertura do mercado chinês, os produtores esperam dobrar as vendas externas, conquistando no mínimo 1% do mercado da China. Uma das vantagens é que a safra brasileira coincide com a entressafra de melão na China.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.