Menu
Menu

Canadá busca expandir venda de carne bovina ao Japão

Assim como os EUA, indústria canadense agora pode exportar sem limite de idade dos animais

Depois dos EUA, foi a vez do Canadá comemorar a decisão do governo do Japão de liberar a entrada de carne bovina canadense oriunda de animais com mais de 30 meses de idade, informa o portal Meatingplace na manhã desta quarta-feira.

Medida idêntica também foi festejada sexta-feira pelos exportadores norte-americanos, que também passaram a vender carne bovina sem restrições de idade ao mercado japonês – tal liberação poderá elevar em até R$ 200 milhões por ano os embarques da commodity dos EUA para o país asiático.

+Japão fecha acordo para retomar importação de carne dos EUA
+Acordo pode fortalecer EUA no mercado de carne bovina do Japão
+EUA podem exportar 10% mais carne sem restrição do Japão

“Tive o prazer de defender e representar nossos agricultores e processadores de carnes no Japão na semana passada”, declarou Marie-Claude Bibeau, ministra da Agricultura e Agroalimentar, em um comunicado à imprensa. “Aumentar e diversificar o comércio nos mercados dinâmicos da Ásia é uma parte importante da estratégia comercial global do nosso governo”, acrescentou.

Conforme dados do Anuário DBO 2019, que circulou em janeiro último, o Canadá foi o sétimo do ranking principais exportadores mundiais de carne bovina em 2018, com embarques de cerca de 500 mil toneladas equivalente-carcaça, de acordo com os números do USDA (Departamento de Agricultura Americano).

Segundo o comunicado de hoje, o Japão é um mercado importante para a carne bovina canadense, com exportações de quase 215 milhões de dólares canadense em 2018. Com base nas estimativas da indústria, o acesso sem restrição ao mercado japonês tem o potencial de aumentar as exportações em até 20%, contribuindo para a meta do governo de US$ 75 bilhões em exportações anuais de agroalimentos até 2025, informou o Meatignplace.

Parceria CPTPP

O acesso ampliado ao mercado de carne bovina fornecido pelo Acordo Global e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP) cria novas oportunidades para as exportações canadenses de carne bovina ao Japão, disseram autoridades.

Nos primeiros três meses de vigência do CPTPP, as exportações canadenses de produtos agroalimentares, peixes e frutos do mar para os países que compõem o bloco aumentaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2018 – nesse mesmo período, as exportações canadenses de carne bovina para o Japão aumentaram 117%.

Sob o CPTPP, as tarifas anteriores do Japão – de 38,5% – sobre as importações de carne bovina já foram reduzidas para 26,5%, e o Canadá espera realizar novas reduções para 9% em 14 anos.

O governo dos EUA retirou-se do CPTPP logo após a posse do presidente Donald Trump, em 2016.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho