Carne bovina: produção mundial crescerá 1% em 2021, tendo EUA e Brasil como protagonistas

O rebanho mundial de bovinos deve chegar a pouco mais de 1 bilhão de cabeças, o que significará o maior patamar desde 2009 e um avanço de 0,7% em relação a 2020

Continue depois da publicidade

A despeito das complicações no mundo geradas pela pandemia da Covid-19, o planeta deve produzir 61,16 milhões de carne bovina equivalente-carcaça em 2021, crescendo 1% em relação a 2020, informa novo boletim do CiCarne (Centro de Inteligência da Carne Bovina)/Embrapa Gado de Corte, com base em dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em relação às projeções para o próximo ano, os Estados Unidos seguirão como o principal produtor mundial de carne bovina, respondendo por 20% do volume global, seguido pelo Brasil (com 17%) e pela União Europeia (12,5%).


A China aparece na quarta posição do ranking mundial previsto para 2021, à frente da Índia e da Argentina, quinto e sexto maiores produtores.

Rebanho bovino – Ainda de acordo com o USDA, em 2021, o rebanho mundial de bovinos deve chegar a pouco mais de 1 bilhão de cabeças, o que significará o maior patamar desde 2009 e um avanço de 0,7% (ou 6,4 milhões de cabeças) em relação ao plantel registrado em 2020.

Segundo o relatório do CiCarne, sete países concentram 90% do rebanho mundial: Índia, Brasil, Estados Unidos, China, União Europeia, Argentina e Austrália.

Sozinho, o Brasil responde por 24,7% do rebanho mundial, atrás somente da Índia, com 30,6% de participação.

Avanço do consumo – O consumo mundial de carne bovina em 2021 deve alcançar 60,04 milhões de toneladas, aumento de 1,6% frente ao resultado de 2020, segundo o USDA.

VEJA TAMBÉM | Exportações de carne bovina aos Estados Unidos dobram no 1º semestre deste ano

Os Estados Unidos, maior consumidor mundial, deve demandar 12,52 milhões de toneladas de proteína vermelha no próximo ano, crescimento de 1,01% em relação a 2020.

A demanda na China, segundo maior consumidor mundial, deve alcançar 10,08 milhões de toneladas.

Por sua vez, informa o boletim do CiCarne, o consumo de carne bovina no Brasil pode alcançar 7,73 milhões de toneladas em 2021, superando o consumo esperado para o bloco da União Europeia no próximo ano, de 7,69 milhões de toneladas.

Há forte correlação entre crescimento de renda e consumo de carne, observa o boletim. Países de renda média como China e Brasil, que registraram um crescimento econômico significativo nas últimas décadas, experimentaram um grande aumento no consumo de carne.

Em 1960, Argentina, Austrália e EUA lideravam o ranking global de consumo de carne bovina, diz o relatório, citando dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Após 2008, os maiores consumidores foram Argentina, Brasil e Estados Unidos. Em 2020, as estimativas de consumo per capita para o ano de 2020 diminuíram e o ranking mudou. O país de maior consumo foi a Argentina (36 kg/hab/ano), seguida dos Estados Unidos (26 kg/hab/ano) e o Brasil (24,4 kg/hab/ano). Na sequência, aparece Israel (24,1 kg/hab/ano) e Chile (21,8 kg/hab/ano).

Longo prazo – A produção mundial de carne bovina deve seguir crescendo no longo prazo, atingindo 79,3 milhões de toneladas em 2027, o que significa um incremento médio de 1,28% ao ano, destaca o CiCarne.

No período analisado, diz o relatório, o Brasil fortalecerá a sua posição entre os principais players de carne bovina do mundo.

“O Brasil não só continuará entre os maiores produtores e fornecedores de carne bovina do mundo, mas como tem as melhores condições para ser o protagonista”, afirma o relatório.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: