Carne de laboratório será tema de debate no VI SPARH

Pesquisadores investigaram as atitudes dos consumidores brasileiros em relação à carne produzida a partir de células de animais
Foto: Embrapa.

O futuro do consumo de proteína animal será foco de debate durante o VI Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos – SPARH. O evento é realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), nos dias 19 e 20 de março de 2020.

De acordo com a Embrapa, três especialistas renomados, ligados à área de alimentos, vão discutir aspectos da carne do futuro (carne de laboratório) relacionados à produção, sustentabilidade, bem-estar animal, saúde, etc.

O seminário contará com a presença de Andrea Mesquita, fundadora da startup Território da Carne e cofundadora do Movimento Carnivorismo Brasil, Gustavo Guadagnini, diretor geral do The Good Food Institute no Brasil e Luiz Demattê, CEO da empresa alimentícia Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Continue a leitura após o anúncio

Antes do debate, a pesquisadora Carla Molento, da Universidade Federal do Paraná, apresenta o estudo “O consumo de carne de laboratório: percepções dos consumidores brasileiros” feito em 2018. Molento investigou as atitudes dos consumidores brasileiros em relação à carne produzida a partir de células de animais, também conhecida pelos nomes de limpa, cultivada, sintética, artificial, in vitro. As entrevistas foram realizadas na região sul do país.

A maioria dos respondentes foi mulheres com elevado nível de escolaridade e que consumiam carne, com pouco ou nenhum conhecimento sobre carne à base de células. No geral, mais de 60% dos entrevistados declararam que consumiriam este tipo de carne. O aspecto de bem-estar animal foi a principal razão para considerar não comer a carne produzida de forma convencional.

Segundo o coordenador do simpósio, o pesquisador da Embrapa Julio Palhares, o estudo é o único feito no Brasil em que foi avaliada a disposição dos consumidores em comer carne de base celular. Ainda, de acordo com Palhares, a palestra será uma forma de introduzir o tema a ser debatido na sequência. Além disso, deve contribuir para enriquecer a discussão.

Inscrições

Até o dia 23 de fevereiro os interessados podem fazer as inscrições pelo site do evento.

Nesta edição, que marca os 10 anos do SPARH, serão tratados temas atuais, como o efeito das mudanças climáticas na disponibilidade de água e como uso da terra impacta na qualidade hídrica, além de assuntos mais técnicos como interpretação de análises de água, métodos para medir o consumo hídrico em uma propriedade rural e economia das tecnologias de tratamento e reuso de efluentes e de seu uso como fertilizante.

O objetivo é proporcionar a produtores, pesquisadores, profissionais e estudantes atualização, experiência e novos conhecimentos sobre as principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas às produções animais e o consumo de água.

A programação completa, inscrições e mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.bit.ly/sparh2020.

Serviço

VI Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH)
Data: 19 e 20 de março de 2020
Local – Auditório da Embrapa Instrumentação – Rua XV de Novembro, nº 1.452, Centro, São Carlos – SP.
Prazo para inscrição: 23/02/2020

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.