Cenário favorável à genética precoce

Carlos Viacava, pecuarista e vice-presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, diz que os sistemas integrados podem alavancar a produtividade

“A carne nelore é um progresso muito grande”

O pecuarista Carlos Viacava, que também é presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, afirma que não existe a melhor raça. E sim que a melhor raça é aquela adaptada ao ambiente. No caso do Brasil, o nelore vem respondendo pela oferta de carne e cada vez mais terá a qualidade como trunfo.

“A genômica veio para ficar”

Carlos Viacava, que além de vice-presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) é pecuarista, diz que a carne bovina brasileira é cada vez melhor. A genômica tem ajudado nessa tarefa, uma ferramenta que utilizada pela ANCP, por outros programas de seleção e também pelos programas de CEIP, o Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura para fêmeas e reprodutores superiores.

Continue a leitura após o anúncio

“Os avanços da genômica são visíveis”

Para Ricardo Viacava, um dos herdeiros da marca CV, criatório de Nelo Mocho, a tendência no mundo é do uso cada vez mais assertivo das ferramentas genômicas para melhorar a performance dos rebanhos bovinos. Isso tem sido proporcionado pelo avanço tecnológico e o Brasil segue nesse passo.

“O Brasil precisa cuidar da defesa e da imagem da carne brasileira”

O pecuarista Carlos Viacava, criador de nelore mocho, também é vice-presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, uma das principais instituições de pesquisa e melhoramento genético de raças zebuínas no Brasil.

Para ele, o cenário da pecuária é promissor. Passada a atual fase da Peste Suína Africana, doença que está forçando a China a comprar mais proteína animal no País, o mercado vai continuar em alta para a carne brasileira.

“Eficiência alimentar é altamente ligada com rentabilidade”

Ricardo Viacava, um dos herdeiros da marca CV, de nelore mocho, administra atualmente o criatório da família. Ele conta como tem sido a gestão do rebanho e o emprego de tecnologias para aumentar a rentabilidade do negócio baseado na integração da pecuária com a lavoura. A marca CV é dona de propriedades no interior paulista.

Leia entrevista completa com Carlos Viacava que saiu no especial Perspectivas 2020 do Anuário DBO.

Preencha o formulário abaixo para baixar o PDF

A edição completa do Anuário DBO 2020 já está disponível para assinantes. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Veja também