Charolês conhece os campeões do PAC

Animais que participaram da prova tiveram ganho de peso médio diário de 1.450 kg a pasto

Continue depois da publicidade

Defenseur 3077 de Santo Izidro, 1º lugar na prova de CAR/ Foto: Nathã Carvalho

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) reuniu selecionadores, produtores, estudantes e profissionais do setor no dia 25 de abril na Embrapa Pecuária Sul em Bagé, RS, para realização do dia de campo e da divulgação dos resultados da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolês, realizadas em parceria com a instituição.

A raça participou pela segunda vez destas provas, reunindo exemplares oriundos de cinco criatórios diferentes do Rio Grande do Sul. Os animais chegaram à unidade da Embrapa no final de junho de 2018 e tiveram a primeira pesagem da prova de avaliação a campo realizada no dia 13 de julho e a última pesagem no dia 29 de novembro. Na sequência, os mesmos exemplares foram direcionados para a prova de consumo alimentar residual em confinamento.


Com 19 reprodutores participantes, o Charolês encerrou sua participação na prova de avaliação a campo (PAC) com ganho médio diário de 1.450 kg e com três animais participantes com ganhos superiores a 1.500 kg por dia. O peso médio inicial dos exemplares foi de 255,5kg e o peso médio final ficou em 468,1kg.

Conforme o coordenador da PAC, o analista Roberto Collares, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições de produção. “Os touros Charolês apresentaram extraordinários ganhos de peso a campo, recebendo somente sal mineral, demonstrando a excelência genética da raça com resultados assegurados pela acurácia da pesquisa brasileira” revelou.

A Prova de Avaliação a Campo (PAC) tem como objetivo, comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do Sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final de cada prova, classificam-se os animais por meio do Índice de Classificação Final (ICF), que pondera cada característica avaliada e sumariza em um único número para qualificar os animais. Entre as características que exercem maior peso no ICF, estão àquelas relacionadas ao ganho de peso (45%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (25%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e sexualidade.

Resultados da prova

Assim como na 1ª edição, a Estância Sá Brito de Alegrete (RS) conquistou novamente o 1º lugar na prova de avaliação a campo. Desta vez, o reprodutor “Sabrito AP 4285” (Sá Brito Apolo Sidney Dezoito x Sá Brito Abusada Ímpar 3617 BR) nascido no final de agosto de 2017, alcançou a posição ao obter índice de classificação final de 1,3881 e ganho médio diário de 1,568kg.

Em 2º lugar, “Deglateur 3079 de Santo Izidro” (LT Bridger 9191 Polled x Agressivite 2658 de Santo Izidro), vindo da Cabanha Santo Izidro de Dilermando de Aguiar (RS) e nascido em setembro de 2017, apresentou índice de classificação final de 1,3779 e ganho médio diário de 1,518kg. Ambos os animais foram classificados como “elite” e outros oito exemplares ficaram classificados como “superiores”.

Eficiência alimentar pelo CAR

Na prova de consumo alimentar residual (CAR), o 1º colocado e classificado como elite na prova, foi “Defenseur 3077 de Santo Izidro” (LT Bridger 9191 Polled x 2672A de Santo Izidro), oriundo da seleção da Cabanha Santo Izidro de Dilermando de Aguiar (RS). Do mesmo criatório, veio “Desir 3081 de Santo Izidro” (LT Bridger 9191 Polled x Quaiche 2400 de Santo Izidro), 2º colocado e também classificado como elite.

O animal colocado em 3º lugar e com classificação elite é proveniente da Estância Sá Brito de Alegrete (RS). Trata-se de “Sábrito AP 4292” (Sá Brito Apolo Sidney Dezoito x Sá Brito Bailarina Guri 3625 BR). Os três primeiros colocados são nascidos no mês de setembro de 2017. Além destes, outros cinco animais foram classificados como “superiores” nesta avaliação.

No mesmo dia do evento, a Embrapa Pecuária Sul recebeu os primeiros terneiros que irão participar da 3ª edição de ambas as provas para a temporada de 2019/2020. A expectativa da associação e da Embrapa Pecuária Sul é receber animais oriundos de oito criatórios da raça até o dia 15 de maio deste ano.

Fonte: ABCCharolês

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: