Circuito Nelore terá 40 etapas este ano

Friboi e ACNB renovaram a parceria e irão expandir a abrangência do programa neste ano
Foto: Divulgação.

A Friboi e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) renovaram a parceria para dar continuidade, ao longo de 2020, às ações de promoção do gado Nelore por todo o país. Neste ano, o Circuito Nelore passará de 23 para 40 etapas, sendo 37 nas unidades produtivas da Friboi localizadas em dez estados brasileiros: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

A expectativa é de que, até o fim do ano, mais de 25 mil animais de pecuaristas de todo o Brasil sejam avaliados ao longo de todo o calendário, o que representa um crescimento de 25% na comparação com o ano passado. Por se tratar de uma competição democrática, todos os produtores, independentemente de seu tamanho e sistema de produção, podem participar do Circuito, pois se trata de uma importante ferramenta de avaliação de carcaças e do trabalho realizado em cada fazenda.

Continue a leitura após o anúncio

“Ficamos muito felizes por renovar a parceria com a ACNB em 2020 e de promovermos a raça Nelore, responsável por 80% do rebanho de corte brasileiro, por mais lugares do país. Os resultados obtidos no ano passado foram acima das nossas expectativas e estamos confiantes de que teremos um Circuito ainda mais positivo junto à associação e aos pecuaristas que vêm nos ajudando a elevar o nível do gado brasileiro a um patamar cada vez mais alto”, afirma Renato Costa, presidente da Friboi.

A mesma percepção positiva é compartilhada pela ACNB. “É muito gratificante o crescimento do Circuito Nelore de Qualidade, especialmente nos últimos dois anos. Saltamos de 8 mil para 25 mil animais avaliados, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Essa evolução representa para a ACNB o reconhecimento do árduo e consistente trabalho de melhoramento da genética Nelore, além da nossa convicção em estimular os pecuaristas a produzir animais de melhor qualidade com maior padronização de carcaças”, complementa o executivo.

Novidades deste ano

Para este ano, o Circuito Nelore, já considerada a maior iniciativa de avaliação e promoção da carne Nelore no país, contará com algumas novidades. Na composição da nota final, por exemplo, a maturidade dos animais passa a ter ponderação de 30%, contra 25% no ano passado. Assim, a nota final será composta 35% peso, 35% acabamento de gordura e por 30% maturidade.

Além disso, foram criadas duas premiações Especiais: Melhor Lote de Carcaças de Animais Terminados em Pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados. Estas categorias não são avaliadas a cada etapa, mas somente ao final do ano. Em cada etapa, continuarão sendo premiados os melhores lotes de macho e fêmea, com a entrega de troféus para os três melhores de cada sexo.

As categorias do campeonato ao final do ano serão divididas em: Melhor Lote de Carcaças de Machos e de Fêmeas, com entrega de premiação para os três melhores de cada sexo, além das premiações especiais de Melhor Lote de Carcaças de Animais terminados em pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados.

Fonte: Assessoria de imprensa Friboi.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO