Compra árabe de café solúvel brasileiro caiu em 2020

Apesar do recorde na exportação do Brasil no ano passado, o bloco árabe comprou 40% menos do produto

Continue depois da publicidade

Foto: Divulgação/Abics

Maior produtor e exportador mundial de café solúvel, o Brasil bateu recorde nos embarques dos produtos em 2020, totalizando 4,1 milhões de sacas de 60 quilos, o que representou avanço de 2,4% na comparação com 2019, ano do recorde anterior. As compras do produto feitas pelo bloco árabe, no entanto caíram 39%, totalizando 54.968 sacas de 60 quilos em 2020. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).

No total, o café solúvel brasileiro é exportado para mais de 120 países. A Arábia Saudita está entre os 20 principais destinos. Porém, em 2020 os sauditas compraram 33% menos produto do brasil. O país do Golfo compra, em sua maioria, o produto embalado.


O mercado saudita já vem de décadas. E o país árabe sempre esteve entre os 20 e 25 principais compradores. Mas os volumes comprados costumam ter oscilação de um ano para o outro”, afirmou Aguinaldo Lima, diretor da Abics.

Para além da oscilação do mercado, há também o fato de que em 2019 houve um recorde. No ranking do bloco árabe, em segundo lugar estão Emirados Árabes Unidos, em seguida vem o Líbano, a Jordânia e a Tunísia. Desses, apenas a Tunísia teve um crescimento nas compras, totalizando 2.112 sacas de 60 quilos.

No contexto global, a tendência é de que o consumo do produto cresça. Lima explica que os dados atuais indicam que 25% do café que é consumido no mundo é solúvel. O volume tem crescimento a uma taxa de 3% ao ano. Para se ter um comparativo, o consumo de café torrado e moído avança a uma taxa de 1% ao ano. No Brasil, a Abics indica que o aumento no consumo de solúvel é de 4,2% ao ano.

Em 2019, a Abics lançou uma marca para promoção mundial do produto, a Explore&Enjoy – Instant Coffee Brazil. Com a marca, uma das estratégias é fortalecer a imagem brasileira no exterior. “No mercado externo, nós já temos contatos com compradores e distribuidores. O Brasil é forte em vender café solúvel não embalado, então não trabalhamos tanto o marketing para o consumidor, mas sim para as indústrias”, explicou Lima. Algumas das tendências para as vendas internacionais são promover a procedência e a rastreabilidade desde a produção até o consumidor.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: