Condições ainda não são de El Niño, aponta órgão australiano

Mais cautelosos, meteorologistas australianos veem 50% de chances do El Niño se desenvolver durante o outono

O Escritório de Meteorologia da Austrália apontou condições neutras no oceano Pacífico equatorial, divergindo da interpretação do Centro de Previsões Climáticas dos EUA (CPC), que na semana passada divulgou relatório em que afirma que já estamos em El Niño. O anúncio pegou alguns meteorologistas de surpresa.

“A atmosfera realmente não está se comportando como tal. Se pegarmos as previsões, são de chuvas muito boas para o nordeste nas próximas semanas”, explicou Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, em entrevista ao Portal DBO. Segundo o serviço nacional de meteorologia dos EUA (NOAA), trata-se de um El Niño fraco, com 55% de chances de perdurar até a primavera do hemisfério norte (outono no Brasil).

Continue a leitura após o anúncio

Na visão dos meteorolgistas australianos, contudo, a probabilidade é de 50% de chances do El Niño se desenvolver durante o outono ou inverno no hemisfério sul este ano. Embora não confirmado o fenômeno, trata-se do dobro de probabilidade se considerada da média dos últimos anos.

Ainda segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, cinco dos oito modelos adotados pelo órgão indicam que Pacífico deve ficar no limiar ou em El Niño durante o outono e apenas quatro indicam continuidade dessas condições durante o inverno. Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico, o fenômeno está associado a chuvas abaixo da média no nordeste do país e irregularidade de precipitações no Centro-Sul (SP, PR, MS, SC e RS).

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO