Conexão Delta G realiza reunião com associados no Rio Grande do Sul

Encontro técnico na Fazenda Espinilho, no município de Maçambará, reforçou conceitos e teorias do trabalho de seleção genômica da entidade

A Conexão Delta G realizou uma reunião técnica com o seu grupo de associados na Fazenda Espinilho, do Grupo Pitangueira, em Maçambará (RS).

Na ocasião os produtores tiveram, em duas etapas, teórica e prática, discussões técnicas relacionadas à seleção de animais e revisões de fundamentos relacionados aos programas de genômica da entidade.

De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, este é um treinamento realizado periodicamente pela entidade para reforçar conceitos, teorias e padronizar as avaliações visuais dos animais.

“Trabalhamos com as avaliações de desmame e de sobreano, também fizemos a revisão dos candidatos a receber o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) e uma revisão sobre a parte de genômica”, destaca.

Foto: Divulgação

Fernanda Brito, do GenSys Consultores Associados, destacou a grande adesão, superando a expectativa. “Tivemos conectados experientes e novos integrantes, como os da Fazenda Montenegro, que aderiu ao programa da Conexão Delta G recentemente”, afirma.

SAIBA MAIS | Revista DBO | Tamanho do Nelore é alvo de debate

Ela também ressaltou que foram realizadas três práticas de avaliação: uma de desmame de machos e fêmeas, outra de sobreano e ainda uma revisão de animais CEIP. “Estes resultados ainda passarão por um programa de desempenho destes técnicos que está previsto no regulamento da Conexão”, explica.

Clarissa Lopes Peixoto, do Grupo Pitangueira, criatório anfitrião do encontro, diz que o evento teve uma importância técnica muito boa.

“Estivemos muito tempo afastados em razão da pandemia e necessitávamos de uma reciclagem, e foi excelente. Além das novas regras de emissão do CEIP, trocamos muitas ideias com os produtores, o que foi muito produtivo”, avalia.

VEJA TAMBÉM | DBO Destaca | Melhoramento genético resulta em carne bovina de qualidade

Um próximo treinamento deverá ser marcado para tratar do tema da coleta de dados de nascimento. Na ocasião, também foi entregue uma placa de identificação de propriedade associada para a Fazenda Montenegro, de Encruzilhada do Sul (RS). O criatório começou a fazer parte do grupo neste início de 2022.

Fonte: Ascom Conexão Delta G

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.