Confaz prorroga isenção de ICMS ao produtor rural

Fim do subsídio poderia gerar alta de até 14% nos custos de produção do setor agropecuário, calcula a CNA

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, prorrogou por mais um ano o Convênio 100/98, que reduz de 30% a 60% a base de cálculo do ICMS sobre transporte de insumos agrícolas interestaduais e isenta do imposto a circulação estadual desses produtos. O benefício venceria no próximo dia 30 e passará a vigorar até 30 de abril de 2020.

+Mau tempo se aproxima para o agro
+Previdência pode amenizar pressão por aumento de impostos
+Decreto permite acúmulo de subsídio de energia

Continue a leitura após o anúncio

A decisão ocorreu após votação em Brasília  e atendeu a uma demanda do setor agrícola, que temia aumento nos custos de produção caso a isenção fosse revogada. Segundo Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da CNA, o fim do subsídio poderia gerar alta de até 14% nos custos de produção do setor.

“Os Estados (…) se sensibilizaram com a demanda do setor produtivo, diante da importância que o agro representa para a economia nacional, respondendo por quase 25% do PIB, 38% dos empregos e metade das exportações”, disse Conchon. Em nota, o deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO), vice-presidente da região centro-oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária, também comemorou a medida. “Toda nossa mobilização de conscientização foi essencial para essa conquista.  Os impactos do incentivo foram diretos na redução do custo de produção da agropecuária nacional”, destacou Schreiner.

A prorrogação, contudo, se dará por apenas um ano – prazo inferior aos quatro anos que vinham sendo aplicados desde a criação do Convênio, em 1998.  Nesse sentido, a CNA defendeu que seja realizada uma ampla tributária “para que o agro tenha mais competitividade e segurança jurídica para continuar contribuindo com o crescimento da economia brasileira”. Caso contrário, a entidade reconhece que precisará trabalhar por mais uma prorrogação no ano que vem.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)