Corte de tarifa na importação é ‘boa medida’ após ‘ano atípico’, afirma Abiove

Associação aponta que cerca de 35% da soja brasileira é industrializada no Brasil, produzindo farelo proteico e óleo vegetal
Foto: Reprodução/Internet

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) avaliou, em nota, que a redução temporária das tarifas de importação para soja e milho no Brasil, pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), é “uma boa medida”, tendo em vista o período de entressafra atual.

“Os elevados preços da soja aumentaram os preços dos seus processados, pressionando os custos da indústria de proteína animal, do óleo comestível e do biodiesel”, disse a Abiove. A associação aponta que cerca de 35% da soja brasileira é industrializada no Brasil, produzindo farelo proteico e óleo vegetal.

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu na sexta-feira, em reunião extraordinária, a partir de propostas apresentadas pelos ministérios da Agricultura (sobre a soja) e da Economia (sobre o milho) zerar a alíquota do imposto de importação para soja em grão, farelo e óleo e para milho a fim de manter o equilíbrio na oferta desses produtos no mercado doméstico.

A suspensão temporária do imposto de importação para soja (grão, farelo e óleo) valerá até 15 de janeiro de 2021. Já em relação ao milho, as importações brasileiras sem taxas poderão ocorrer até 31 de março de 2021.

Ainda de acordo com a Abiove, o comportamento do mercado foi “atípico” em 2020 devido à crise global relacionada à pandemia do novo coronavírus.

“Os importadores da soja brasileira se anteciparam e compraram volumes acima do esperado”, disse a associação. “Além disso, variáveis macroeconômicas, tais como taxa de câmbio desvalorizada e elevação do preço em dólar da soja no mercado internacional, também estimularam exportações antecipadas, reduzindo a disponibilidade de soja no período de entressafra.”

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.