Crescem movimentos em torno da carne sustentável, avalia estudo

Iniciativas relacionadas ao tema devem se acentuar nos próximos 12 meses, prevê banco holandês

Embora o conceito de carne bovina sustentável não seja novo, nos últimos 12 meses houve um aumento acentuado nas atividades ​​relacionadas à carne bovina em todo o mundo, relata estudo do Rabobank divulgado nesta sexta-feira. Esse movimento deve se acentuar nos próximos 12 meses, prevê o banco holandês.

+Abiec repudia desmatamento ilegal na Amazônia
+ABCZ defende pecuária eficiente e sustentável e apoia aplicação da lei

Desde 2012, as principais partes interessadas do setor de carne bovina trabalham em conjunto para definir e promover o conceito de carne sustentável por meio da Mesa Redonda Global para Carne Sustentável (GRSB, na sigla em inglês), informa a instituição.

O GRSB define a carne bovina sustentável como “um produto socialmente responsável, ambientalmente saudável e economicamente viável, que prioriza: planeta, pessoas, animais e o progresso”.

“Os critérios de sustentabilidade variam entre as regiões, dependendo das condições ambientais, sociais, culturais e econômicas específicas. O movimento GRSB tem crescido constantemente desde o início e hoje cobre os principais países produtores de carne bovina do mundo.

A maioria das iniciativas de sustentabilidade é orientada pelo mercado, com varejistas de alimentos e empresas de serviços alimentícios à frente, ou iniciadas por processadores e produtores de carne bovina em resposta a essa dinâmica de mercado em transformação, observa o banco.

“O mercado continuará sendo o principal fator de mudança na maior parte do mundo, apoiado pelas ações de governos, ONGs, grupos de pressão, investidores e o surgimento de proteínas alternativas”, avalia o banco.

Veja alguns exemplos de iniciativas em torno da sustentabilidade citadas pelo Rabobank:

  • Em nível global, o McDonald’s se comprometeu a comprar carne sustentável com base nos princípios e critérios estabelecidos pelo GRSB.
  • Em 2018, a Tyson, grande processadora de carne bovina dos EUA, lançou o ‘Progressive Beef’, um programa de sustentabilidade de gado verificado por auditores aprovados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
  • Em fevereiro de 2019, a Associação Brasileira dos Produtores de Carne Neutra em Carbono foi criada para desenvolver a oferta e a demanda por carne bovina com este perfil. A processadora brasileira Marfrig já se ofereceu para entregar os primeiros produtos à base de carne neutra em carbono em 2019.
  • Em julho de 2019, a Cargill anunciou que reduziria as emissões de gases de efeito estufa de sua cadeia de produção de carne bovina na América do Norte em 30% até 2030.
  • Em 2017, a Meat & Livestock Australia estabeleceu a meta ambiciosa para que a carne vermelha australiana seja neutra em carbono até 2030.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: