Custo de produção do leite acumula aumento de 5,79% em 2020

Um dos principais fatores que influenciaram essa alta em 2020 foram os preços do concentrado

O custo operacional efetivo (COE) da pecuária leiteira aumentou 1,41% em julho na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP). No ano, a alta acumulada é de 5,79%. Um dos principais fatores que influenciaram essa alta em 2020 foram os preços do concentrado, que registraram elevação acumulada de 10,04% nos primeiros sete meses do ano. A suplementação mineral, cujos valores subiram 6,96% no mesmo período, também teve influência nesse cenário.

As cotações dos alimentos concentrados aumentaram 1,37% em julho, refletindo as valorizações das matérias-primas utilizadas na produção. Os estados que tiveram as maiores altas nos custos de concentrado em julho fo- ram Minas Gerais (2,29%) e Santa Catarina (1,15%).

A suplementação mineral foi o segmento de custos que teve o maior aumento nos preços em julho, de 2,5% na “média Brasil”, principalmente nos estados do Paraná e de Goiás, onde as altas foram de 5,58% e de 5,38%, respectivamente. A valorização desse segmento foi influenciada pela alta taxa de câmbio nos últimos meses, que encareceu a importação das matérias-primas que compõem esses produtos.

Com a forte alta de 16,11% no preço do leite em julho, a relação de troca por milho melhorou pelo segundo mês consecutivo, tornando-se a melhor neste ano (28,28 litros de leite por saca de 60 kg de milho). Assim, o poder de compra do produtor subiu 10,39% na comparação mensal. Mesmo assim, a relação de troca ainda é menos favorável ao produtor de leite do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando eram necessários 26,38 litros de leite para a aquisição de uma saca de milho. Fonte: Cepea – Boletim do Leite

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.