Demanda japonesa por carne supera a oferta local

Com aumento de consumo, Japão eleva importações e oferece incentivos à atividade pecuária

O Japão está se esforçando para atender à crescente demanda interna por carnes em meio à queda contínua na produção local, segundo reportagem desta terça-feira da GlobalMeatNews. Diante de tal cenário, as importações japonesas de proteínas de origem animal são cada vez mais crescentes, enquanto o governo trabalha para oferecer incentivos de apoio à pecuária local.

Reconhecido mundialmente pelos altos valores pagos à carne bovina importada, o Japão continua fora do alvo dos exportadores do Brasil, que são impedidos de vender carne bovina in natura ao país asiático, pela grande dificuldade em fechar um acordo sanitário com governo de Tóquio.

Continue a leitura após o anúncio

O consumo japonês de carnes (bovina, suína, frango e cordeiro) está em alta nos últimos anos, chegando a 89,7g per capita/ano, o que representa um aumento de quase 18% em relação ao patamar registrado há 20 anos, segundo dados do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão. Além disso, a população está gastando mais com carnes, apesar de reduzir o desembolso com alimentos em geral.

Segundo a Agriculture & Livestock Industries Corporation (ALIC), o maior apetite dos japoneses pelas carnes reflete o crescimento econômico do país, além das mudanças no perfil dos consumidores – aumento de vendas de alimentos em lojas de conveniência (destinadas sobretudo para uma população envelhecida); mais famílias gastando com refeições rápidas (prontas para consumo); mais mulheres em empregos remunerados; e um número cada vez maior de pessoas que optam pelas refeições fora do lar.

Ainda de acordo a reportagem da GlobalMeatNews, “a baixa produção local de carne bovina deve-se à queda do número de bovinos leiteiros, devido à falta de laticínios, além da ocorrência da febre aftosa, dos efeitos do Grande Terremoto do Leste do Japão e do incidente nuclear em 2011”.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

Creep feeding, ferramenta multiuso

Técnica favorece desde desmama pesada até produção de boi-China a pasto

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.