Embrapa Caprinos e Ovinos empossa nova chefe-geral

A zootecnista Ana Clara Cavalcante é pesquisadora na Embrapa Caprinos e Ovinos desde 2002

Continue depois da publicidade

No próximo dia 27 de maio, será realizada a cerimônia oficial de posse da pesquisadora Ana Clara Rodrigues Cavalcante como chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE).

O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube, acontecerá às 10 horas, no auditório da empresa, e contará com a presença de Adriana Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia.


Ana Clara visualiza dois grandes desafios que trabalhará para superar ao longo de sua gestão. O primeiro é a ausência de recursos públicos para pesquisa, desenvolvimento e inovação, que pretende vencer com duas estratégias: a busca ativa por agentes financiadores governamentais e não governamentais, e a participação em editais competitivos de fontes externas nacionais e internacionais.

“A equipe tem empenhado esforços no sentido de concretizar parcerias público-privadas e captações em fontes nacionais e internacionais, além da busca de recursos em fontes governamentais, que ainda dispõem de oportunidades para aplicações em projetos”, afirma.

Outra adversidade diz respeito ao mandato nacional Embrapa Caprinos e Ovinos, que gera um elevado número de demandas para uma equipe de tamanho reduzido.

Foto: Embrapa Caprinos e Ovinos

“Temos reduzido esse problema implementado e fortalecendo núcleos avançados e firmando parcerias nesses locais para atendimento das demandas. Além disso, pretendemos reforçar a cooperação com outras unidades descentralizadas da Embrapa no sentido de ter apoio especialmente em regiões onde não temos como manter equipes fixas”, explica a chefe-geral.

Como um legado de sua gestão, a pesquisadora espera que a Embrapa Caprinos e Ovinos seja reconhecida como uma instituição que dê orgulho para a sociedade por utilizar todos os recursos nela investidos, pautada na ciência, na ética, no respeito e no comprometimento com o público.

Ela ressalta que a Unidade “cumprirá seu papel de desenvolver soluções simples para os complexos problemas enfrentados pela caprinocultura e ovinocultura brasileiras, estando lado a lado com os produtores. Além de apoiar a formulação de políticas públicas, contribuir de forma decisiva, por meio de seus ativos tecnológicos, para o desenvolvimento sustentável da pecuária de pequenos ruminantes”.

Perfil – Ana Clara Cavalcante é pesquisadora na Embrapa Caprinos e Ovinos desde 2002. Zootecnista formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Ciências pela ESALQ/USP.

Realiza pesquisas na área de manejo de pastagem nativa e cultivada e já liderou projetos na América Latina e na África em parceria com ICARDA-Síria, KARI-Quênia, VSF-Suisse-Quênia, INIA-Venezuela, INIFAP-México. De 2019 a 2021, foi chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Ela ressalta que sua trajetória como gestora não foi algo planejado, mas aconteceu de forma natural. “Exerci várias funções gerenciais enquanto pesquisadora, inclusive chefiar a equipe de P&D algo do qual me orgulho pelos méritos da equipe em qualidade, competência e comprometimento”.

Em 2021, em plena pandemia, quando a Embrapa abriu o processo seletivo para chefe geral, apesar de todos os desafios que essa função exige, Ana Clara afirma que não poderia se omitir de propor um plano em gratidão e compromisso com as pessoas e com o local onde seu propósito de vida encontrou um trabalho para viabilizá-lo.

“Posso dizer que tem muito significado esse momento. Que nada é por acaso e que espero fazer junto com a equipe um trabalho diferenciado que traga mais do que esperança, oportunidades reais para uma caprinocultura e uma ovinocultura movidas a ciência”.

Colegiado gestor – A pesquisadora Ana Clara Cavalcante conta com três chefes-adjuntos que a auxiliam na gestão da Embrapa Caprinos e Ovinos.

A chefia-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento está a cargo da pesquisadora Lisiane Dorneles, zootecnista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Zootecnia pela mesma instituição e doutora em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia é o engenheiro agrônomo Cícero Cartaxo de Lucena, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa.

A chefia-adjunta de Administração é ocupada por Caetano Silva Filho, graduado em Direito e em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em História pela Faculdade de Filosofia Dom José, de Sobral.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: