Embrapa comemora aniversário e lança presuntos e copas à base de carne ovina

Anúncio da chegada dos produtos ao mercado acontece em solenidade nesta 4ª feira em Brasília

A tecnologia para desenvolver os produtos é da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé-RS, e vinculada ao projeto Aprovinos – Aproveitamento Integral de Carne Ovina. E apesar de ainda não ter anunciado quando os produtos estarão à disposição do mercado consumidor, eles deverão ser apresentados na cerimônia comemorativa dos 46 anos da Embrapa, nesta quarta-feira, na capital federal.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Nalério, foram necessários três anos de pesquisa até chegar ao produtos, que tiveram inspiração nos derivados de carne suína, já consolidados entre os consumidores.

E todos os produtos são feitos com base no aproveitamento de animais com pouco valor comercial hoje. São ovelhas mais velhas e de descarte, mas com bastante qualidade nutricional, garante Elen Nalério.

“No caso do presunto cru” ela diz, “que é uma peça única e com osso, são levadas em consideração as diversas reações bioquímicas que ocorrem durante a conversão da carne em presunto, para encontrar as condições de umidade e de temperatura, além da salga, para chegarmos ao produto final com a qualidade que queríamos e sem riscos de consumo”.

Copas e presuntos

Na linha dos produtos desenvolvidos pela Embrapa estão os presuntos crus tipo Espanhol e tipo Italiano. Mais as copas Brewery com toque de cerveja, Winery com toque de vinho, e a copa tradicional.

Do pernil inteiro de ovinos das categorias borrego, já com idade acima de um ano, é produzido o presunto ovino, produto cárneo cru, defumado ou não, maturado. Já a copa ovina é um produto cárneo cru, curado, condimentado, maturado e que pode ser defumado ou não.  A copa é obtida de regiões do pescoço, nuca ou sobrepaleta de borregos ou de animais de descarte.

Mortadelas, oveicon, patê, hambúrguer, linguiça, sarapatel, buchada e pertences de feijoada são outros produtos desenvolvidos pelo projeto Aprovinos.

Portal DBO com informações da Embrapa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: