Embrapa e Banco Central firmam convênio para ampliar e modernizar zoneamento agrícola

De acordo com o Ministério da Agricultura, o convênio prevê a aplicação de R$ 28,5 milhões, provenientes da Embrapa e do Banco Central

A Embrapa e o Banco Central (BC) firmaram convênio nesta quinta-feira, 12, para a ampliação e modernização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), informou o Ministério da Agricultura, em nota. O período a ser contemplado será de 2020 a 2022 e permitirá, conforme a pasta, o “aprimoramento metodológico, a atualização do Zarc e a ampliação do zoneamento climático de mais de 20 culturas”.

O Zarc é essencial, por exemplo, para a aquisição de apólices de seguro agrícola – lavouras cultivadas fora do período recomendado no Zarc e em locais inadequados não podem ser seguradas. De acordo com o Ministério da Agricultura, o convênio, que tem a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento, prevê a aplicação de R$ 28,5 milhões no período, provenientes da Embrapa e do Banco Central.

“A iniciativa beneficiará produtores atendidos por Proagro, seguro rural e garantia-safra, que usam o zoneamento para terem acesso à cobertura securitária”, assinala a nota.

“Neste projeto, estamos colocando as bases para responder às questões de como plantar minimizando os riscos climáticos adversos na propriedade”, explica o chefe nacional de Pesquisa do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Embrapa Informática Agropecuária, pesquisador Eduardo Monteiro.

Continue a leitura após o anúncio

Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou da assinatura do convênio em Brasília, a ampliação do Zarc fará com que “o seguro chegue mais barato ao produtor”, já que agentes financeiros condicionam a concessão de crédito rural às recomendações do zoneamento agrícola.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

Leia também

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.