Escritora e fazendeira Ellen Geld morre aos 87 anos

Norte-americana foi uma das pioneiras na criação da raça Santa Gertrudis no Brasil com o marido Carson Geld
Norte-americana foi uma das pioneiras na criação do Santa Gertrudis no Brasil com o marido Carson Geld (Foto: Fernando Yassu)

A norte-americana Ellen Bronfield Geld, escritora, fazendeira e uma das pioneiras na criação da raça Santa Gertrudis no Brasil com o marido Carson Geld, na Fazenda Pau D’Alho, em Tietê, no interior de São Paulo, faleceu nesta quinta-feira, 24 de outubro, aos 87 anos.

Filha do escritor norte-americano Louis Bromfield, ganhador do prêmio Pulitzer, Ellen foi autora de nove obras publicadas em várias línguas, entre as quais as que se passam em território nacional: Estranhos no Vale, o Pau D’Alho, Mulheres de Contendas e Pelas Janelas da Fazenda, obra que relata “o olhar de uma imigrante americana no vasto interior do Brasil”.

Continue a leitura após o anúncio

O sonho de desenvolver uma propriedade foi o que trouxe Carson e Ellen Geld para o Brasil em 1953 – história rica e cheia de detalhes inspiradores contada em 2014 pelo repórter Fernando Yassu na Revista DBO (leia a matéria na íntegra abaixo).

No início, foram oito anos trabalhando em diversas propriedades até adquirirem a Fazenda Pau D´Alho, em Tietê. De uma fazenda antiga de café e degradada pela erosão do solo, o casal transformou-a em uma propriedade diversificada, com pastagens, plantações de nogueiras pecan, criação de Santa Gertrudis puro por cruza e a cultura e comercialização de mudas de Grama Bermuda e Feno de altíssima qualidade.

No final de março de 2019, o casal promoveu na Pau D’Alho (www.fazendapaudalho.com.br) uma nova edição do mais tradicional evento da raça sintética no Brasil: o “35º Concurso Novilha do Futuro Santa Gertrudis”. O encontro no interior de São Paulo reunia anualmente centenas de pecuaristas de todo o País.

Ellen deixa o marido Carlson, com quem teve cinco filhos – Stephen (in memorian), Michael, Robin, Kenneth e Christina -, 13 netos e três bisnetos.  Após as homenagens na tarde desta sexta-feira, 25 de outubro, o corpo de Ellen Bronfield Geld foi encaminhado para ser cremado no município paulista de Piracicaba.

 

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO