EUA confirmam caso de Covid-19 em tigre no zoológico em Nova York

Trata-se de uma fêmea de quatro anos de idade, chamada Nadia, que teria sido infectada por um funcionário do zoológico que foi contaminado pelo novo coronavírus

Continue depois da publicidade

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a existência do SARS-CoV-2 (o vírus que causa o COVID-19 em humanos) em um tigre no zoológico do Bronx, em Nova York, segundo reportagem publicada no site norte-americano Feedstuffs. Trata-se de uma fêmea, de quatro anos de idade, chamada Nadia.

Amostras deste animal foram colhidas e testadas depois que vários leões e tigres do zoológico apresentaram sintomas de doenças respiratórias, incluindo tosse, de acordo com declaração oficial do Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal (APHIS).


As autoridades de saúde pública acreditam que os animais do zoológico de Bronx ficaram doentes depois de serem expostos a um funcionário do zoológico que estava contaminado pelo COVID-19. O zoológico está fechado ao público desde meados de março, e o primeiro tigre contaminado começou a mostrar sinais de doença em 27 de março, observou o APHIS.

Todos esses animais devem se recuperar, diz a reportagem. Não há evidências de que outros animais do zoológico, além dos felinos, estejam apresentando os sintomas do novo coronavírus.

O USDA e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão monitorando a situação e trabalhando para apoiar os departamentos de saúde estaduais e locais e as autoridades estaduais de saúde animal. O USDA notificará a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desta descoberta.

O USDA e o CDC não recomendam testes de rotina de animais domésticos para esse vírus. Como a situação está em constante evolução, as autoridades de saúde pública e animal recomendam cautela neste momento. A decisão sobre os testes em animais domésticos será tomada em colaboração entre autoridades locais, estaduais ou federais de saúde pública e animal”, disse o APHIS. No entanto, qualquer pessoa doente com COVID-19 deve restringir o contato com os animais, incluindo os de estimação, durante a doença, assim como fariam com outras pessoas”, afirmou o APHIS. “Embora não tenha havido relatos de animais de estimação adoecendo com COVID-19 nos Estados Unidos, ainda é recomendável que pessoas doentes com COVID-19 limitem o contato com animais até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. Se uma pessoa doente precisa cuidar de um animal de estimação ou estar perto de animais, lave as mãos antes e depois da interação”, recomenda.

O APHIS acrescentou que, quando possível, outro membro da sua família deve cuidar de seus animais enquanto estiver doente. “Se você está doente com COVID-19, evite o contato com seu animal de estimação, incluindo acariciar, aconchegar, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos. Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com os animais”.

O APHIS recomenda ainda a procura de uma clínica veterinária em caso de dúvida sobre a saúde do animal. Para garantir que a clínica veterinária esteja preparada para o animal doméstico, o proprietário deve ligar com antecedência e marcar a visita ao hospital ou clínica. Na ocasião, ele deve informar ao veterinário se seu animal foi exposto a uma pessoa doente com COVID-19 e se ele está mostrando algum sinal de doença. De acordo com o APHIS, “no momento, não há evidências que qualquer animal, incluindo animais de estimação ou gado, possa espalhar a infecção por COVID-19 para as pessoas”.

 

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: