Carne bovina: Exportações da Austrália atingem em março menor patamar em 10 anos

Todos os principais países clientes de exportação, como Japão e Estados Unidos, foram afetados pelo declínio da produção australiana

Continue depois da publicidade

As exportações de carne bovina da Austrália – um dos tradicionais concorrentes do Brasil no mercado internacional da proteína vermelha – atingiram em março o menor patamar para esse mês dos últimos dez anos, informou o portal australiano Beef Central.

Os embarques totalizaram 83.438 toneladas, queda de 11% com relação ao ano resultado obtido em igual período de 2020.


A retração nas vendas externas do país da Oceania deve-se sobretudo ao forte declínio do rebanho australiano, motivado pelo abate excessivo de vacas depois de um longo período de estiagem nas principais regiões pecuárias do país.

No acumulado de janeiro-março deste ano, as exportações atingiram 199.859 toneladas, uma baixa de 25% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Todos os principais países clientes de exportação foram afetados pelo declínio da produção da Austrália.

As exportações de março para o Japão, o principal comprador mundial da carne bovina australiana, totalizaram 20.130 toneladas em março último, queda de 25% na comparação com igual mês de 2020. No acumulado do trimestre, os embarques para o mercado japonês atingiram 50.549 toneladas, uma queda de 26% sobre igual trimestre do ano passado.

Os Estados Unidos compraram em março 12.680 toneladas de carne bovina australiana, a maioria em cortes congelados – baixa 26% sobre e mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a março, as vendas para os EUA alcançaram 29.521 toneladas, uma forte queda de 44% em relação ao mesmo período do ano passado.

Terceiro maior mercado de exportação, a China mostrou alguma recuperação em março, alcançando 14.929 toneladas, alta de 28% em relação ao mês anterior, mas ainda 19% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado deste ano, as exportações para a China chegaram a 35.772 toneladas, 36% a menos que no mesmo período do ano passado.

A Coreia do Sul provou ser um dos clientes de exportação mais estáveis ​​da Austrália em 2021, comprando 15.680 toneladas no mês passado, um aumento de 19% sobre março do ano passado. As remessas do primeiro trimestre chegaram a 36.713 toneladas, praticamente as mesmas do ano passado.

O comércio de carne bovina para a região do Oriente Médio no mês passado chegou a 2.820 toneladas, queda de 10% sobre fevereiro, mas 12% acima das remessas computadas em março do ano passado. No acumulado do ano, o volume atingiu pouco menos de 10.000 toneladas, um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado.

O mercado da UE operou em níveis muito modestos recentemente, atingindo 610 toneladas no mês passado, queda de 30% em relação a fevereiro, mas praticamente igual ao volume de março do ano passado. Para o período de janeiro a março, o comércio totalizou apenas 2.093 toneladas, baixa de 27% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Muitas das exportações da Austrália para a região da UE têm como destino o mercado de foodservice, setor que sofreu o forte impacto das medidas de controle Covid-19 em toda a Europa. (Adaptação ao texto da Beef Central).

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: