Fausto Pereira Lima lança obra sobre raças zebuínas

Obra de um dos principais pesquisadores do País, escrita em parceria com a filha, trata de avaliação visual, criação e manejo

Na noite desta terça-feira (2/3), a agência Publique realizou uma live na qual foi lançado o livro “Nelore e outras raças zebuínas – avaliação visual, criação e manejo”, obra escrita por Fausto Pereira Lima e sua filha Maria Lúcia Pereira Lima. O “dr. Fausto”, como é chamado no setor do agronegócio, é um dos principais cientistas do País, pesquisador de raças bovinas no Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (IZ), desde o início dos anos 1960. No próximo dia 8 de maio, ele completa 91 anos.

Por cerca de 30 anos, dr. Fausto avaliou animais em exposições agropecuárias e em provas de ganho de peso. A filha, Maria Lucia, engenheira agrônoma e pós doutora pela Colorado State University, nos Estados Unidos, também foi do corpo de pesquisadores do IZ e sua diretora geral entre os anos de 2009 e 2011, época em que o pai já estava aposentado de suas funções na instituição.

Mas Fausto Pereira Lima nunca se aposentou das observações de campo, o que culminou com o livro. Trata-se de uma obra sobre a produção de bovinos visando aumentar a produtividade das fazendas através da avaliação visual dos animais. Durante a live dr. Fausto contou várias histórias de vida como, por exemplo, sua construção de teorias sobre avaliação animal. “Em 1963, quando comecei a fazer julgamentos, não tinha balanças. Mas tinha as provas de ganho de peso em Sertãozinho e fui ver o que enxergava no bezerro após as provas. E fui dando notas”, diz ele.

O pesquisador também contou histórias sobre as linhagens Lemgruber e Karvadi. Não deixou para trás encontros que considera históricos, como o que ocorreu com o Fernando Penteado Cardoso, hoje com 105 anos, dono da Fazenda Mundo Novo, considerado um dos nomes mais importantes da seleção de Nelore.

O livro tem o apoio da Carpa Nelore, do criador Eduardo Biagi, e da empresa Protege. A obra pode ser adquirido pela Livraria Funep (clique aqui) 

Aguarde a Revista DBO de março, que traz o Prosa Quente com Fausto Pereira Lima, que concedeu também uma entrevista para o programa do canal Youtube, “DBO Entrevista”.

Confira a live de lançamento do livro

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.