Menu
Menu

Governo estuda aumento de imposto de importação do leite

Aumento de 14 pontos percentuais recomporia a tarifa antidumping revogada esta semana

O governo federal estuda aumentar o imposto de importação sobre o leite europeu, dos atuais 28% para 42%, como forma de amenizar os efeitos do fim da tarifa antidumping que vigorava contra o produto até o último dia 6. O aumento, de 14 pontos percentuais, recomporia a tarifa antidumping revogada esta semana.

+FPA manifesta preocupação com fim de taxa antidumping do leite
+Abraleite vê “extremo risco” para a cadeia produtiva nacional do leite
+Faesc condena fim da tarifa antidumping para o leite importado
+Faemg condena fim de tarifas sobre leite em pó europeu

“Não dá para repor a taxa antidumping, pelo menos por enquanto, a não ser que a gente prove que está ocorrendo dumping na Europa e na Nova Zelândia. Então, o que podemos fazer, e estamos estudando, é aumentar a taxa [de importação] de 28% para alguma coisa perto de 42, dificultando a importação”, afirmou a ministra da agricultura, Tereza Cristina. De acordo com ela, “não seria viável trazer esse leite para cá”.

Durante passagem pelo Show Rural de Coopavel, a ministra também reconheceu que a concorrência que o país enfrenta dentro do Mercosul é “nosso maior problema”.  “Nós também estamos discutindo o problema da importação do leite que vem via Uruguai e Argentina. Já sentamos com a Argentina, estivemos com o governo argentino, os ministros, e estamos construindo uma política juntos, para talvez abrirmos um mercado”, afirmou.

Ainda de acordo com a ministra, a pasta estuda pedir ao governo brasileiro redução das taxas de importação de equipamentos para a produção de leite, como robôs, esteiras e outras coisas. “Hoje, o setor paga 100% de impostos sobre esses equipamentos. O setor pode ganhar bastante com isso”, afirmou Tereza Cristina.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.