Hereford e Braford: ABHB lança novas premiações Top PampaPlus

Premiações vão reconhecer também os touros líderes do sumário de ultrassonografia e as fêmeas jovens

Com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos criadores que fazem uso de programas de melhoramento genético em seus plantéis, o programa de avaliação genética oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) aprovou recentemente a ampliação de duas novas categorias para o prêmio Top PampaPlus.

A premiação, que consagra anualmente os touros jovens de melhor desempenho dentro do relatório de avaliação da geração que completa 2 anos, a partir de agora irá reconhecer também os touros líderes do sumário de ultrassonografia e as fêmeas jovens das raças Hereford e Braford.

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, Paulo Azambuja, a novidade foi debatida e aprovada pelos membros do conselho em concordância com a Embrapa Pecuária Sul.

“São duas importantes premiações, que tem por objetivo valorizar e fomentar as fêmeas, que vem ao longo dos anos destacando-se no mercado, e os reprodutores que apresentarem os melhores índices de carcaça dentro da sua geração”.

O dirigente explica ainda que a iniciativa busca impulsionar o uso dessas novas tecnologias e maximizar a produção de carne de qualidade.

“As avaliações de carcaça são fundamentais para que, paralelo a nossa seleção a campo e todos os programas de avaliação genética que os associados usam, tenhamos, além da avaliação fenotípica uma avaliação objetiva de carcaça. Então, queremos cada vez mais fomentar esse trabalho para identificar, não só animais, mas linhagens cuja carcaça tenha os atributos que desejamos para aumentar a produção de carne e obviamente ter uma maior qualidade no produto final”.

Marcos Yokoo, coordenador do PampaPlus pela Embrapa, salienta que a iniciativa é positiva, pois possibilita descobrir novas matrizes e disseminar a genética das raças Hereford e Braford.

“Com esse prêmio o criador vai ter um produto com maior valor genético que poderá ser difundido através de técnicas de reprodução”.

Já em relação ao Top PampaPlus Carcaça, Yokoo destaca a importância dos criadores realizarem as medidas de carcaça.

“Quando realizamos essas mensurações por ultrassom temos a chance de fazer melhoramento genético para duas questões essenciais do animal: a primeira é a qualidade da carcaça que está diretamente ligada aos atributos da carne. E a segunda é o rendimento da carcaça que traz um retorno financeiro positivo para o produtor quando esse animal for para a indústria frigorífica”.

A ultrassonografia de carcaça bovina é uma importante técnica que está relacionada tanto ao melhoramento genético, como para busca de animais com qualidade de carne superior.

Entre as medições realizadas estão área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EG) e marmoreio, todos relacionados ao rendimento e acabamento de carcaça, e sabor, maciez e suculência da carne.

Em 2019, o Sumário de Ultrassonografia passou a integrar o Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford PampaPlus com informações de DEPs de carcaças obtidas através das medições, além de trazer planilhas dos touros pais com pelo menos dez filhos avaliados e os 30 melhores touros jovens de cada raça (ranqueados pelas DEPs).

De acordo com a Superintendente do Registro Genealógico e Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Natacha Lüttjohann, para realizar as medições de ultrassonografia todos os inspetores técnicos devem ser obrigatoriamente credenciados pela Associação dos Técnicos de Ultrassonografia de Carcaças do Brasil (ATUBRA).

“Essa também foi uma decisão definida pelo CDT. Para todos os criadores interessados em realizar as medições de ultrassonografia, estamos disponibilizando a lista de técnicos credenciados pela ATUBRA. Lembrando que essa ferramenta de seleção é muito importante, tanto para o crescimento das raças Hereford e Braford, como para a pecuária brasileira”.

Natacha conta ainda que, além dos prêmios, há outras duas novidades aprovadas pelo conselho. “A partir de 2022 , será emitido, junto com o registro, um atestado e selo que confere aos animais 20% superiores na avaliação de carcaça da sua geração. Também incluímos a tabela de fêmeas jovens Top 1% no Sumário de Avaliação Genética do PampaPlus”.

Fonte: Ascom ABHB

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Revista DBO | Monta curta acelera produtividade

CONFIRA os destaques da edição de setembro da Revista DBO e o ‘Especial Genética e Reprodução’; na capa, veja como duas fazendas de ciclo completo se tornaram modelo de ‘fábrica ideal de produção de bois’

Revista DBO | Monta curta acelera produtividade

CONFIRA os destaques da edição de setembro da Revista DBO e o ‘Especial Genética e Reprodução’; na capa, veja como duas fazendas de ciclo completo se tornaram modelo de ‘fábrica ideal de produção de bois’

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.