Ideas for Milk premia os melhores em inovação

Conheça os vencedores do projeto da Embrapa Gado de Leite que está se tornando referência no setor

Uma plateia de cerca de 200 pessoas tomou o auditório do Cubo-Itaú, em São Paulo, para a etapa final do Desafio das Startups – Ideas for Milk, projeto da Embrapa Gado de Leite destinado à inovação da cadeia. As apresentações dos 8 finalistas, que foram sabatinados pela plateia, tomaram todo o dia.  Foram elas: CriaTech Intergado, EnergyEasy, Bionexus, Zeit, Milk.Wiki, Milk Color, VoluTech e Milkdata. “O trabalho da Embrapa está no desenvolvimento da cadeia sustentável produtiva do leite e no desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, disse Celso Moretti, presidente da entidade.

A vencedora foi a Volutech, uma  startup pré-incubada no Parque Tecnológico de Viçosa (MG).  A técnica apresentada consiste em sensor para medir com precisão o volume e a temperatura do leite nos tanques de resfriamento. Ele substitui o método tradicional do uso de uma régua, onde pode ocorrer erros.

Continue a leitura após o anúncio

O segundo posto ficou com a Bionexus, startup que já atende a cerca de mil propriedades e um rebanho de quase 20 mil animais.  A startup mostrou como integrar em uma plataforma as melhores ferramentas de gestão da qualidade do leite. O terceiro lugar ficou com a Criatech Intergado. O trabalho vencedor foi uma balança inteligente. Com o equipamento acoplado a uma bebedouro é possível medir o  ganho de peso dos bezerros e é identificar mudanças no padrão. Os desvios apontam que o animal possa estar com alguma doença. “Estamos em busca das melhores soluções para uma cadeia forte”, diz  Paulo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite, unidade de Juiz de Fora (MG).

O Ideas for Milk é um projeto pioneiro da Embrapa, que se tornou referência para outras iniciativas. Entre elas está o InovaPork e AvanceCafé, por exemplo. O Ideas é uma plataforma construída e sustentada por três pilares. Um deles foram as caravanas, passando por diversas partes do País para falar sobre a cadeia do leite. O segundo pilar são os vacathons, apelido para os hacktons, modelo de desafio no qual equipes competem para dar respostas a problemas em tempo recorde. E o Desafio das Startups, evento no qual os melhores projetos são desafiados. “Quando começamos não sabíamos que esse movimento tomaria tal magnitude”, diz Martins. O projeto da Embrapa já é referência internacional. Ele será apresentado nos próximos meses em instituições do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

 

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO