Luto: Morre aos 77 anos o pecuarista Ciro Manoel de Andrade Freitas

Médico veterinário formado na primeira turma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ciro foi titular da Cabanha São Marcos, fundada em 1941
Foto: Reprodução / Facebook

O médico veterinário e pecuarista Ciro Manoel de Andrade Freitas morreu neste sábado, 16 de janeiro, aos 77 anos; a causa da morte não foi divulgada. Ciro deixa a esposa Lilly e os filhos Ciro, Christina, Carmela e Mariana. O sepultamento ocorreu na tarde deste sábado em Alegrete, RS, cidade onde nasceu.

Formado na primeira turma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ciro foi titular da tradicional Cabanha São Marcos, fundada em 1941. O premiado criatório localizado no Pampa gaúcho reúne bovinos selecionados das raças Hereford e Braford, ovinos das raças Ideal e Corriedale e equinos da raça Crioula – conhecidos nacionalmente pela marca Quilapy.

Em 2019, Ciro Manoel de Andrade Freitas foi homenageado pela Câmara Municipal com o “Diploma de Reconhecimento”, sendo o patrono dos Festejos Farroupilhas em Alegrete, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Foto: Reprodução / Facebook

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em nota de pesar publicada em seu site, conta que Ciro Manoel de Andrade Freitas foi um dos primeiros e mais importantes jurados da entidade, participando ativamente de inúmeros Freios de Ouro e exposições morfológicas, além de presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT). 

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) publicou nota de pesar em sua página oficial na internet. “Com os sentimentos de solidariedade à família, toda a diretoria da ABHB e associados estão em luto e oram para que amigos, parentes e familiares sejam confortados neste momento de dor”.

“A ovinocultura gaúcha, o campo e o agro perderam um grande expoente: Ciro Manoel de Andrade Freitas. Ciro era casado com Lilly e deixa os filhos Ciro Manoel, Christina, Carmela e Mariana. A eles, aos netos, familiares e amigos deixamos o nosso fraterno abraço. Que Deus os ampare”, manifestou em solidariedade, por meio de suas redes sociais, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

O Sindicato Rural de Alegrete também usou suas redes sociais para se manifestar sobre o falecimento de Ciro Manoel de Andrade Freitas. “Em nome da Diretoria e funcionários do Sindicato Rural de Alegrete, manifestamos nossos sentimentos à família enlutada”, diz a nota.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.