Marfrig lucra R$ 1,7 bilhão no 3º trimestre de 2021

Receita líquida consolidada no período é de R$ 23,6 bilhões, 40,4% acima do terceiro trimestre de 2020

Continue depois da publicidade

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou nesta terça-feira, 26, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2021.

No período, a companhia registrou receita líquida de 23,6 bilhões de reais, crescimento de 40,4% na comparação anual. O lucro líquido alcançou 1,7 bilhão de reais, 148,7% acima do registrado no terceiro trimestre de 2020.


O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado chegou a 4,7 bilhões de reais e a margem Ebtida ajustada foi de 20%. Mais uma vez a Marfrig registrou recorde histórico de receita no trimestre, em um ano marcado por forte crescimento em todos os indicadores financeiros.

O índice de alavancagem, que demonstra o compromisso com a disciplina financeira da Marfrig, foi outro destaque do período ao atingir o menor nível da história. Em reais, o índice ficou em 1,10x, na relação entre dívida líquida/Ebtida ajustado dos últimos 12 meses.

Em dólar, a alavancagem foi de 1,07x. O fluxo de caixa livre avançou 134,1% em relação ao mesmo período do ano passado: 3,8 bilhões de reais.

“Em mais um trimestre, a Marfrig trouxe resultados robustos ao mesmo tempo em que demonstrou seu compromisso com a redução consistente do endividamento”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia. “Estamos construindo uma empresa cada vez mais relevante, bem-posicionada sob os aspectos estratégicos, de diversificação geográfica e sustentável como negócio e como integrante da sociedade.”

A Operação América do Norte – liderada pela americana National Beef – registrou novos recordes de resultados, beneficiada pela recomposição dos estoques da cadeia de food-service, pelo cenário econômico ainda impulsionado pelos estímulos financeiros do governo federal e pela sazonalidade do período.

A receita líquida atingiu a marca histórica de 16,7 bilhões de reais (3,2 bilhões de dólares), 38,9% superior ao mesmo período do ano passado. O lucro bruto foi de 4,8 bilhões de reais (926 milhões de dólares) – crescimento de 146,4% na comparação anual.

Graças a esses indicadores, a Operação América do Norte representou 71% da receita total da Marfrig no trimestre. O Ebtida Ajustado foi de 4,5 bilhões de reais, 159,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, representando 95% do Ebtida total da companhia no trimestre.

O mercado doméstico dos Estados Unidos segue como maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte (88%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram 62% das receitas de exportação da National Beef.

“O terceiro trimestre é historicamente o mais forte na região. Em 2021, porém, além de aumentar o volume de vendas no período, nos beneficiamos de um aumento de preços nos Estados Unidos e nos mercados internacionais”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig.

Na América do Sul, a Marfrig registrou receita líquida de 6,9 bilhões de reais, um crescimento de 44,1% na comparação anual. O desempenho é resultado da expansão de 8,3% nos volumes destinados à exportação, além do aumento de 36,8% no preço médio total de vendas, especialmente em dólar.

O lucro bruto atingiu 571 milhões de reais, e a margem bruta chegou a 8,3%, ainda impactados pelo aumento dos custos de produção.

As exportações representaram 62% da receita total no trimestre. Os maiores mercados da Operação América do Sul da Marfrig continuam sendo a China e Hong Kong, que responderam por 64% das vendas internacionais da companhia.

“Apesar dos desafios que temos enfrentado em 2021, nosso modelo operacional — baseado na busca ininterrupta de aumento da eficiência — se mostrou resiliente mais uma vez no terceiro trimestre. Capturamos 15 milhões de reais por meio do programa de eficiência operacional e os produtos industrializados superaram 15% das nossas vendas na região”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul.

Fonte: Ascom Marfrig

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: