A gigante suíça Nestlé anunciou, em comunicado divulgado na terça-feira, a sua entrada oficial no mercado de hambúrgueres feitos à base de proteínas vegetais (soja e trigo). A partir deste mês, a maior companhia de alimentos do mundo passará a comercializar o “Incredible Burger – dentro da linha já existente Garden Gourmet – em oito países da Europa. Ainda este ano, a empresa também planeja lançar uma versão similar do hambúrguer de vegetais, chamada de “Awesome Burger”, nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de hambúrgueres convencionais (produzidos com carne bovina).
A Nestlé tem mais atenção a produtos alternativos desde que adquiriu da fabricante de alimentos Sweet Earth, em 2017. Paul Grimwood, presidente da Nestlé nos EUA, disse, no ano passado, que o mercado norte-americano estava passando por uma “mudança em direção às proteínas vegetais”, e que a compra da Sweet Earth daria à empresa uma posição de liderança num setor cada vez mais popular entre os consumidores.
Laurent Freixe, diretor executivo da Nestlé na região das Américas, afirmou à agência Bloomberg que as vendas de produtos vegetarianos podem chegar a US$ 1 bilhão em dez anos, ante algumas centenas de milhões atualmente.
O comércio de alimentos veganos/vegetarianos cresceu 20% no ano passado, com faturamento de US$ 3,3 bilhões. Os produtos com carnes à base de proteína vegetal totalizaram US$ 670 milhões em vendas, o que representou um salto de 24% em comparação com o montante gerado em 2017. A Nestlé diz que o seu segmento de alimentos vegetais cresce anualmente na casa dos dígitos.
A empresa, contudo, não está sozinha nesse mercado. A Impossible Foods e a Beyond Foods (apoiada por personalidades como Bill Gates e Leonardo DiCaprio) provavelmente não receberão bem a chegada de um novo hambúrguer à base de vegetais da maior empresa de alimentos do mundo. Ambas as startups têm desfrutado de sólido sucesso com seus hambúrgueres sem proteína animal e não devem apreciar o surgimento de um grande competidor pisando nesse terreno.
Tal argumento vale em dobro para o Impossible Burger, já que o nome do “Incredible Burger” soa semelhante e os consumidores podem confundir os dois produtos. O momento é particularmente ruim para o Impossible Burger, já que a empresa planeja distribuir o seu produto também em supermercados nos Estados Unidos este ano. Enquanto isso, a Beyond Foods entrou com um pedido de IPO (sigla em inglês para oferta pública de ações) de US$ 100 milhões, o que seria uma novidade para a nova geração de empresas que fabricam produtos semelhantes.
Esses dois fabricantes de alimentos baseados em vegetais atraíram investimentos significativos nos últimos anos, mas ainda insuficientes para começarem a competir com o peso financeiro, o conhecimento em pesquisa e desenvolvimento e com a distribuição internacional da Nestlé. Apesar dessas vantagens, porém, a empresa suíça está um pouco atrasada para o mercado de hambúrgueres à base de vegetais e pode ter alguma dificuldade quando o seu Incredible Burger chegar ao mercado.
Com marketing e publicidade suficientes, o novo produto da Nestlé pode representar uma séria ameaça aos seus concorrentes (Beyond Burger e Impossible Burger) se os consumidores o acharem saboroso e com um preço comparável ou mais baixo. Mas como o Incredible Burger contém soja e proteína de trigo – assim como o Impossible Burger –, os consumidores que tentam evitar esses ingredientes têm maior probabilidade de ficar com produtos de outras origens, como o Beyond Burger, que contém proteína isolada de ervilha.