Nestlé entra no mercado de hambúrgueres vegetarianos

Segundo Laurent Freixe, diretor executivo da Nestlé nas Américas, o mercado de produtos vegetarianos pode chegar a US$ 1 bi em dez anos

Continue depois da publicidade

Hambúrguer de caju desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Foto: Divulgação

A gigante suíça Nestlé anunciou, em comunicado divulgado na terça-feira, a sua entrada oficial no mercado de hambúrgueres feitos à base de proteínas vegetais (soja e trigo). A partir deste mês, a maior companhia de alimentos do mundo passará a comercializar o “Incredible Burger – dentro da linha já existente Garden Gourmet – em oito países da Europa. Ainda este ano, a empresa também planeja lançar uma versão similar do hambúrguer de vegetais, chamada de “Awesome Burger”, nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de hambúrgueres convencionais (produzidos com carne bovina).

A Nestlé tem mais atenção a produtos alternativos desde que adquiriu da fabricante de alimentos Sweet Earth, em 2017. Paul Grimwood, presidente da Nestlé nos EUA, disse, no ano passado, que o mercado norte-americano estava passando por uma “mudança em direção às proteínas vegetais”, e que a compra da Sweet Earth daria à empresa uma posição de liderança num setor cada vez mais popular entre os consumidores.


Laurent Freixe, diretor executivo da Nestlé na região das Américas, afirmou à agência Bloomberg que as vendas de produtos vegetarianos podem chegar a US$ 1 bilhão em dez anos, ante algumas centenas de milhões atualmente.

O comércio de alimentos veganos/vegetarianos cresceu 20% no ano passado, com faturamento de US$ 3,3 bilhões. Os produtos com carnes à base de proteína vegetal totalizaram US$ 670 milhões em vendas, o que representou um salto de 24% em comparação com o montante gerado em 2017. A Nestlé diz que o seu segmento de alimentos vegetais cresce anualmente na casa dos dígitos.

A empresa, contudo, não está sozinha nesse mercado. A Impossible Foods e a Beyond Foods (apoiada por personalidades como Bill Gates e Leonardo DiCaprio) provavelmente não receberão bem a chegada de um novo hambúrguer à base de vegetais da maior empresa de alimentos do mundo. Ambas as startups têm desfrutado de sólido sucesso com seus hambúrgueres sem proteína animal e não devem apreciar o surgimento de um grande competidor pisando nesse terreno.

Tal argumento vale em dobro para o Impossible Burger, já que o nome do “Incredible Burger” soa semelhante e os consumidores podem confundir os dois produtos. O momento é particularmente ruim para o Impossible Burger, já que a empresa planeja distribuir o seu produto também em supermercados nos Estados Unidos este ano. Enquanto isso, a Beyond Foods entrou com um pedido de IPO (sigla em inglês para oferta pública de ações) de US$ 100 milhões, o que seria uma novidade para a nova geração de empresas que fabricam produtos semelhantes.

Esses dois fabricantes de alimentos baseados em vegetais atraíram investimentos significativos nos últimos anos, mas ainda insuficientes para começarem a competir com o peso financeiro, o conhecimento em pesquisa e desenvolvimento e com a distribuição internacional da Nestlé. Apesar dessas vantagens, porém, a empresa suíça está um pouco atrasada para o mercado de hambúrgueres à base de vegetais e pode ter alguma dificuldade quando o seu Incredible Burger chegar ao mercado.

Com marketing e publicidade suficientes, o novo produto da Nestlé pode representar uma séria ameaça aos seus concorrentes (Beyond Burger e Impossible Burger) se os consumidores o acharem saboroso e com um preço comparável ou mais baixo. Mas como o Incredible Burger contém soja e proteína de trigo – assim como o Impossible Burger –, os consumidores que tentam evitar esses ingredientes têm maior probabilidade de ficar com produtos de outras origens, como o Beyond Burger, que contém proteína isolada de ervilha.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: