Embrapa lança cultivares de soja resistentes a nematoides

Variedades de ciclo curto e adaptadas ao Brasil Central foram apresentadas durante a AgroBrasília

Tendo como principal característica a resistência a nematoides de galha e cisto, a Embrapa Cerrados lançou no dia 15 de maio duas novas variedades de soja durante a AgroBrasília, em Brasília, DF. A cultivar BRS 7481 e a BRS 7581RR foram desenvolvidas em parceria com a Fundação Cerrados e Fundação Bahia e são indicadas para o Brasil Central. “São variedades de ciclo curto, crescimento indeterminado e que trazem muita produtividade ao produtor”, destacou o pesquisador André Ferreira, da Embrapa Cerrados.

+Tratamento de sementes promete controlar nematoides
+Agro DBO: A guerra sem tréguas contra os nematoides
+Extratos naturais contra nematoides

De acordo com Ferreira, a variedade BRS 7581 (tradicional) foi desenvolvida em parceria com a Fundação Cerrados e Fundação Bahia, tem ciclo de produção de 115 dias e é resistente a dois tipos de nematoides de galha (meloidogyne incognita e m. javanica). A cultivar pode ser utilizada em sistemas produtivos com sucessões em outras culturas em regiões cujos solos têm histórico de problemas com nematoides.

Segundo a Embrapa, a variedade alcançou a produtividade de 80 sacas por hectare em uma propriedade do município de Guarda-Mor, MG. (MG). Por ser uma cultivar convencional, pode receber prêmios no preço de comercialização dos grãos nos mercados de Soja Livre.

Já a BRS 7581RR foi desenvolvida em parceria com a Fundação Cerrados e tem seu ciclo produtivo em torno de 118 dias. A cultivar é resistente a quatro raças (1,3,5 e 14) de nematoide de cisto (heterodera glycines) e indicada para utilização em sistemas com sucessão de culturas em áreas contaminadas ou com risco de entrada do patógeno. Além disso, viabiliza a segunda safra e pode ser plantada como refúgio para cultivares com a tecnologia Intacta e ciclo semelhante.

Segundo André Ferreira, foram relatados elevados tetos produtivos, acima de 70 sacas por hectare. Na competição de cultivares da Agrobrasília da última safra, a cultivar alcançou produtividade de 72 sacas por hectare.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

BLACK FRIDAY DBO

Plano anual

-25% OFF

Conteúdo de qualidade para quem vive de pecuária.