Oeste da Bahia terá primeiro polo de irrigação do Nordeste

Instalação do polo na Bahia integra a política nacional de irrigação traçada pelo governo federal

O oeste da Bahia receberá o primeiro polo de irrigação do Nordeste, informou a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em nota, nesta segunda-feira.

A exemplo do Rio Grande do Sul e de Goiás, a instalação do polo na Bahia integra a política nacional de irrigação traçada pelo governo federal, segundo a Aiba. Produtores rurais, representantes da sociedade civil e equipes técnicas de órgãos ambientais das esferas municipal, estadual e federal discutiram o tema em evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em Barreiras.

Continue a leitura após o anúncio

De acordo com o coordenador de projetos de polos de irrigação do ministério, Antônio Leite, a escolha do oeste baiano para o polo se deve ao potencial agrícola da região, que é destaque nacional na produção de grãos e fibra. “Buscamos regiões onde já existe a atividade irrigada consolidada. O intuito não é implantar a tecnologia, mas melhorá-la e até expandi-la”, disse.

Atualmente, o oeste da Bahia tem 8% da área plantada irrigada, o equivalente a 192 mil hectares. No encontro, foi criado um grupo gestor, formado por representantes de órgãos ambientais e de entidades de classe, que indicaram as prioridades da região.

Com base em quatro eixos (infraestrutura, legislação, assistência técnica e pesquisa), a carteira de projetos será construída em conjunto com o ministério, que buscará parceiros e recursos para as obras. Para a diretora de Meio Ambiente e Irrigação da Aiba, Alessandra Chaves, a discussão não é apenas sobre ampliar a área irrigada mas também favorecer a eficiência do uso da água.

“O polo como ele é pensado e estruturado vai desenvolver tanto a agricultura irrigada quanto a de sequeiro; tanto o pequeno produtor, quanto o de médio e grande porte; beneficiando o Cerrado e o Vale, de modo que contemple não só a produção de grãos e fibra, como fruticultura e hortaliças”, destacou.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO