Oferta de banana prata deve aumentar no 2º semestre de 2019

Segundo Cepea, neste ano espera-se um menor volume colhido frente ao do ano anterior, o que pode assegurar melhores preços
Foto: Visual Hunt.

A oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre de 2019 nas principais regiões produtoras da variedade. São elas: Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE). Em 2019, a colheita da banana prata está prevista para começar entre julho e agosto, se intensificar em setembro e atingir pico de safra em outubro.

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, os preços da variedade podem ser inferiores aos do primeiro semestre (período de entressafra). No entanto, agentes relatam que houve menor investimento em áreas de cultivo da prata e em tratos culturais para este ano, visto que a rentabilidade negativa da variedade na maior parte da safra passada desanimou produtores.

Continue a leitura após o anúncio

De acordo com o Cepea, para este ano espera-se um menor volume colhido frente ao do ano anterior, o que pode assegurar melhores preços. Já quanto a qualidade da fruta, esta pode ser limitada em algumas regiões por conta dos atrasos nas adubações em 2018 – quando o custo aumentou e os produtores estavam descapitalizados. “Outro fator que pode reduzir a qualidade é o efeito negativo da Sigatoka, que diminui o número de pencas por cacho, o tamanho do cacho e leva à maturação precoce dos frutos”, diz o Centro de Estudos.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO