Oferta mundial de carne terá déficit de 18 mi de t em 2020, prevê analista

Aumento do consumo e menor produção após a peste suína africana explicam o déficit

Continue depois da publicidade

A produção mundial de carnes (bovina, suína e de frango) registrará um déficit de 18 milhões de toneladas em 2020, em comparação à oferta esperada para este ano, prevê o experiente analista de mercado Simon Quilty, que assina um extenso artigo sobre o tema publicado nesta terça-feira, 15 de outubro, pelo portal australiano Beef Central.

“Em 30 anos atuando no comércio de carne, nunca vi um déficit global de proteínas (como o esperado para 2020), e não conheço nenhum outro precedente nos últimos 100 anos que rivalize com a situação provocada pela Febre Suína Africana (ASF)”, declara Quilty, referindo-se ao vírus que dizimou o rebanho de porcos na China e também provocou perdas nos plantéis de mais nove países asiáticos.


“Para mim, essas são águas desconhecidas que provavelmente quebrarão muitos recordes (de preços e de fluxo de embarcações, além de mudanças nos padrões consumo)”, estima o analista, que acrescenta: “Nada voltará a ser o mesmo depois de 4 de agosto do ano passado, quando a febre suína apareceu pela primeira vez na China “.

Na semana passada, relembra Quilty, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda mundial, descrevendo as suas perspectivas sobre a demanda global de carne bovina, suína e de frango para 2020. Resumidamente, escreve o analista, o USDA está prevendo que a produção global de carne bovina será 1% maior em 2020; a oferta carne suína cairá 10% e a de frango crescerá 4% no próximo ano. Em termos físicos de carne em todas as três proteínas, de acordo com o USDA, isso equivale a um déficit de 6,4 milhões de toneladas em 2020, em comparação com os dados de produção estimados para este ano.

No entanto, o analista se mostra mais pessimista em relação aos números do USDA. “Acredito que as perdas na China provavelmente serão muito maiores do que as estimativas conservadoras do USDA e que um déficit global de proteínas de 18 milhões de toneladas é mais provável”, projeta.

Para o USDA, a produção de carne suína da China vai sofrer redução de 25% no próximo ano. Na avaliação de Quilty, porém, a oferta chinesa registrará um tombo de 54%, “o que significaria um déficit global de proteína três vezes superior à estimativa do USDA, ou seja, equivalente a perdas de 18 milhões de toneladas”, ressalta.

Comércio internacional

O número de estabelecimentos de exportação mundiais aprovados pela China para carne bovina é 285, bem acima da quantidade de fábricas de suínos habitada pelo país asiático atualmente (de 207). “Isso aponta para um desejo genuíno da China de comprar mais carne bovina globalmente”, destaca o analista.

O USDA estima que, em 2020, as importações de carne suína da China aumentarão 35%; as importações de carne bovina subirão 21%; e as de frango terão acréscimo de 20%. “Minhas estimativas são muito mais altas, com a importação de carne de porco crescendo 40%; a de carne bovina tendo acréscimo de 57%; e de frango com elevação de 66%”, estima ele. Ou seja, “minhas estimativas acrescentam para a China mais um milhão de toneladas de importações em 2020”, escreve

O declínio estimado em 4% da disponibilidade total de proteínas na China neste ano registrou um aumento médio nos preços de proteína de 62% no mercado doméstico do gigante asiático, relata Quilty. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os preços atuais de suínos no varejo da China subiram 81%; os da carne bovina tiveram alta de 19%; e os valores do frango registraram aumento de 23%.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: