Pastagens ganham nova tecnologia biológica multifuncional

PASTOMAX, desenvolvido pela Biotrop em parceria com a Embrapa Soja, promove o aumento da rentabilidade e da sustentabilidade das pastagens, com potencial para aumentar em 22% a produção e qualidade da biomassa do pasto

https://www.youtube.com/watch?v=yPBO37qt7Pk

Estima-se que hoje no Brasil existem 180 milhões de hectares ocupados por pastagens, sendo 120 milhões cultivadas (especialmente braquiárias). De acordo com a Embrapa, cerca de 70% delas encontram-se em algum estágio de degradação. Para resgatar as pastagens e aumentar a produtividade dessas áreas, a Biotrop, empresa de soluções em tecnologia biológica e naturais, em parceria com a Embrapa Soja, lança ao mercado o pacote tecnológico denominado PASTOMAX.


O kit PASTOMAX é composto por três produtos: PASTOMAX PK (Pseudomonas fluorescens CNPSo 2719); PASTOMAX N (Azospirillum brasilense CNPSo 2083 e 2084) e PASTOMAX PROTEGE (aditivo protetor, responsável pela proteção das bactérias contra dessecação e raios solares). A tecnologia inovadora, que associa microrganismos com propriedades multifuncionais, tem potencial para aumentar em 22% a produção das pastagens com braquiárias.

Além de incrementar a produção de biomassa, a inoculação com microrganismos incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), pois a maior contribuição das bactérias ocorre pela promoção do crescimento das raízes e pela fixação e mobilização de nutrientes.

Segundo Ederson Santos, biólogo e gerente de portfólio da Biotrop, o PASTOMAX, ao aumentar a absorção de nutrientes pelas gramíneas, proporciona o melhor crescimento das plantas, melhora o crescimento radicular e o perfilhamento, resultando em plantas mais robustas e consequentemente em maior produção de arrobas por hectare. “São estirpes elite e exclusivas para pastagem, com formulação de alta estabilidade. O pecuarista vai aumentar a lotação por hectare, e vai produzir mais arroba por área, obtendo maior rentabilidade e produtividade. Esse é o ponto principal”, destaca.

O kit também promove maior praticidade, pois o pecuarista, para fazer as aplicações, não precisará retirar o gado do pasto, já que os produtos do kit não são nocivos ou tóxicos. Além de reduzir o estresse dos animais, não deixa resíduos na carne ou no leite. “Outros benefícios importantes são obter maior sustentabilidade no manejo de recuperação de pastagens (carne carbono neutro), melhora o aproveitamento de N, P e K, e aumenta a resiliência das plantas à ocorrência de estresses bióticos e abióticos. Com o PASTOMAX é possível racionalizar a utilização de fertilizantes químicos, sequestrar mais carbono pela maior produção de biomassa, além de dar longevidade para as pastagens pelo melhor desenvolvimento e enraizamento das plantas. Assim, conseguimos trabalhar a sustentabilidade no manejo”, ressalta o biólogo.

Os ensaios conjuntos foram conduzidos em duas condições de solo e clima distintos, com inoculação via sementes e, também, em inoculação foliar em pastagens já estabelecidas. No caso da bactéria Azospirillum brasilense CNPSo 2083 e 2084, considerando o fornecimento equilibrado de fertilizantes e a inoculação via sementes e foliar, os ensaios mostraram aumento no volume das raízes, o que melhorou, em média, em 13% a concentração N na biomassa e em 10,4% a absorção de K.

Por outro lado, a inoculação com Pseudomonas fluorescens CNPSo 2719 favoreceu um conjunto de processos bioquímicos que inclui a solubilização de fosfatos, a síntese de fitormônios e a absorção de nutrientes. Neste caso, a inoculação impactou no aproveitamento de K, em 11,2%, e de P, em 30,2%.

De acordo com a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, estes benefícios são constatados tanto pela inoculação via sementes quanto via foliar. “Vale destacar que o desenvolvimento da tecnologia incluiu viabilizar o sinergismo entre os microrganismos e a inoculação foliar. Portanto, é uma conquista para atender a uma demanda dos produtores que precisam melhorar as pastagens já estabelecidas”, destaca.

Para Santos, outro ponto importante a ser destacado é que essa melhoria na qualidade das forragens se transfere para a carne e para o leite. Ou seja, estes produtos terão uma carga maior de nutrientes. “Diversos estudos estão mostrando que esses elementos interferem diretamente na qualidade do animal, gerando melhor acabamento de carcaça, mais marmoreio e maior ganho de peso”, acrescenta.

Parceria colaborativa

As pesquisas e avaliações do PASTOMAX entre a Embrapa e a Biotrop vêm sendo realizadas nas últimas quatro safras. Na parceria, o papel da Embrapa foi uma contribuição técnica para avaliar as respostas à produção de biomassa, incrementos em produtividade, teores de N, P e K. Já a Biotrop contribuiu com suas bactérias e expertise em biológicos na consolidação do produto.

O desenvolvimento do produto em conjunto com a EMBRAPA reforça o compromisso da BIOTROP em buscar soluções inovadoras e de claro retorno sobre o investimento para seus clientes. “A Biotrop fomenta parcerias público-privadas para acelerar a disponibilização de novas soluções aos agricultores e pecuaristas, tornando o Agro mais sustentável, produtivo e rentável – que é o propósito da nossa empresa.” – destaca Ederson dos Santos.

O lançamento oficial do PASTOMAX ocorreu no dia 28 de julho, durante uma live com participação da equipe técnica da Biotrop e da Embrapa, e pode ser conferido no canal de Youtube da Biotrop.

Sobre – A Biotrop é uma empresa brasileira, fruto da visão e empreendedorismo de um seleto grupo de profissionais apaixonados pelo agronegócio. Atua com foco em pesquisa e desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras, com o objetivo de contribuir para uma agricultura mais sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP) e fábrica em Curitiba (PR), a empresa leva ao mercado o que há de melhor no mundo em soluções biológicas e naturais. Acesse https://biotrop.com.br/produto/pastomax-2/.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: