Pecuária leiteira: Inscrições para participar do ‘Ideas for Milk’ terminam esta semana

Melhores ideias enviadas serão avaliadas e selecionadas. Grande final do desafio de startups ocorrerá em São Paulo no dia 22 de novembro
Foto: Divulgação.

As inscrições para o desafio de startup da pecuária de leite nacional “Ideas for Milk “ foram prorrogadas para até o dia 27 de outubro (domingo). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://www.ideasformilk.com.br, onde os interessados encontram as informações necessária para participar do desafio.

Segundo a Embrapa Gado de Leite, as melhores ideias, recebidas de todas as regiões do Brasil, serão avaliadas e selecionadas. Os vencedores serão conhecidos no dia oito de novembro e a grande final ocorrerá em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú, no dia 22 de novembro.

Continue a leitura após o anúncio

Para a edição de 2019, o Ideas for Milk ampliou as possibilidades de projetos que podem concorrer ao Desafio, não se limitando apenas às soluções digitais. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex, os desafios do setor são muitos e a estatal quer abrir oportunidades para novos empreendedores. “As ideias que envolvem tecnologias digitais ainda são o ‘carro-chefe’ do evento, mas o agronegócio do leite aguarda soluções relacionadas a designer industrial, embalagens, equipamentos, aproveitamento de resíduos, nanotecnologia, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e tecnologias em geral”, diz Arbex.

‘Vacas felizes’

A mudança de hábitos dos consumidores, associada às soluções que as startups apresentam abre um leque de oportunidades para os empreendedores. Um exemplo é a produção orgânica de leite, mercado que está em expansão no mundo e é uma resposta dos laticínios não apenas para garantir a qualidade do produto, mas também para mostrar à sociedade de que o leite provém de vacas bem tratadas e “felizes”.

Em 2018, a grande vencedora do Desafio de Startups foi a OnFarm. A startup desenvolveu um conjunto de tecnologias capaz diagnosticar e identificar as principais bactérias que causam a mastite bovina em 24 horas, tudo feito na própria fazenda. A solução é composta de:

SmartKit: com materiais de consumo para realização do teste de mastite (luvas, tubos e bastões estéreis) e os testes SmartColor, que são meios de cultura cromogênicos que permitem a identificação das principais bactérias causadoras de mastite com base na diferença de cores.

SmartLab: cabine de trabalho portátil com conceito “Lab in a Box”.

OnFarmApp: sistema de gestão que controla todas as etapas da análise e permite monitoramento remoto, seja pelo produtor ou pelo veterinário, e também pela central de suporte. Além disso, o sistema apresenta indicadores de performance (KPI) para controle da mastite.

Ideas for Milk

Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0, quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação. A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG). Este ano, o Vacathon ocorrerá dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO