Plataforma para Rastrear Autenticidade de Sementes Unipasto (Especial Pastagem 2018)

Continue depois da publicidade

Unipasto lança plataforma de rastreabilidade para garantir origem e autenticidades das sementes vendidas por seus associados 

A Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) apresentou em outubro, durante evento da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto, SP, sua Plataforma para Rastreabilidade Segura de Sementes, baseada em um aplicativo e um selo de segurança aplicado à sacaria. O objetivo da Unipasto é diferenciar as sementes legais produzidas por seus associados das sementes piratas, cujo comércio movimenta cerca de R$ 70 milhões/ano. A etiqueta “Semente Legal” já acompanha as sacas da Unipasto desde janeiro deste ano e carrega uma série de recursos que impedem sua falsificação. Em entrevista, o diretor-executivo da associação, Marcos Roveri, dá mais detalhes:


DBO – Quais os prejuízos causados à pecuária pelas sementes piratas?
Roveri – Principalmente baixa produtividade forrageira, maior contaminação por pragas e doenças, que resultam em pastos mal formados e com deficiências nutricionais. Ao adquirir um material clandestino, ele também deixa de contribuir para o fomento da pesquisa voltada ao desenvolvimento de novas cultivares. Agora o produtor tem ferramentas para coibir fraudes.

DBO – Onde é colocado o selo e que informações ele fornece ao produtor?
Roveri – O pecuarista pode ver a etiqueta em todas as sacarias das sementes desenvolvidas pela Embrapa e protegidas para produção e comercialização exclusiva da Unipasto: as braquiárias Paiaguás e Ipyporã e os panicuns Zuri, Tamani e Quênia.

O selo garante ao produtor que ele está adquirindo sementes autorizadas e de qualidade e também representa segurança para revendas e distribuidores. No entanto, os benefícios vão muito além. O selo carrega um código único rastreável, conhecido como QR Code, que dá acesso a uma série de informações de rastreabilidade dentro da cadeia de produção, a partir da Unidade de Beneficiamento, a UBS. Por meio dele, a pessoa tem acesso, por exemplo, a diversos dados de origem, de licenciamento e ao termo de conformidade. A leitura deste código é feita pelo aplicativo “Semente Legal”, que pode ser baixado gratuitamente na Internet.

DBO – Esta etiqueta não está sujeita a falsificações?
Roveri – É praticamente impossível. Ela carrega oito dispositivos de segurança, alguns visíveis a olho nu, como o próprio código microtextos, microcortes,código único criptografado e impressão em alto-relevo. A tinta é a mesma utilizada pela Casa da Moeda do Brasil para imprimir notas de dinheiro, mudando de cor, conforme o ângulo de visão. Caso haja alguma tentativa de falsificação, no momento da leitura do código o aplicativo identificará o fraudador e oferecerá a possibilidade de denúncia. A plataforma permitirá mapear cada cultivar por todo o País. No momento em que alguém fizer a leitura do código pelo aplicativo, saberemos em que município ele está.

DBO – Esse aplicativo carrega outras informações?
Roveri – Além de conteúdo próprio, ele está sendo ajustado para funcionar de forma conjugada com o aplicativo Pasto Certo, da Embrapa, que traz os principais dados sobre as cultivares de forrageiras tropicais lançadas e licenciadas pela instituição no Brasil. Está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Além de dar maior segurança ao produtor na hora da compra das sementes, o aplicativo também emite relatórios gerenciais que podem ajudar os órgãos públicos a melhor fiscalizar o setor.

 

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: