Menu
Menu

Paraná adianta colheita da safra 2018/19 devido ao tempo quente e seco

Produção esperada de soja foi reduzida para cerca de 16,8 milhões de toneladas ante 19,5 milhões apontadas inicialmente

Os produtores de grãos do Paraná estão adiantando a colheita da safra 2018/19 de milho diante das más condições climáticas observadas desde dezembro. De acordo com o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Estado (Deral), 3% de uma área plantada com milho de verão (1ª safra) havia sido colhida até o início desta semana. O órgão estima um plantio de 356 mil hectares este ano.

+Tempo quente e seco acende sinal de alerta no MT
+ Produtores ainda acreditam na chuva contra quebras da soja
+Consultoria reduz previsão para safra de soja e milho em 2018/19

“Historicamente não é comum o início da colheita em janeiro, entretanto com uma situação climática adversa, algumas regiões do estado iniciaram a colheita”, afirmou o órgão em nota. Ainda segundo o Deral, cerca de 200 mil toneladas de milho já foram perdidas no Paraná quando considerada a previsão inicial para a safra 2018/19 no Estado, de 3,3 milhões de toneladas.

No caso do milho de segunda safra (safrinha), o plantio no Estado atingiu 30% de uma área estimada em 2,2 milhões de hectares. Os trabalhos em campo, segundo o Deral, estão avançados acompanhando a colheita acelerada da soja, que também sofre com o tempo quente e seco. “Normalmente, o plantio da segunda safra de milho é realizada em fevereiro e março, entretanto, este ano já temos praticamente um terço plantado em janeiro”, aponta o órgão em nota. A produção esperada é de 12,7 milhões de toneladas, aumento de 39% ante 2017/18.

Soja

Segundo o Deral, 20% da área plantada com soja havia sido colhida até o início desta semana, bem à frente do observado no ano passado, quando os trabalhos em campo sequer haviam começado no final de janeiro. Assim como o milho, a colheita da soja tem sido antecipada devido ao forte calor que atinge o Paraná. Com isso, a estimativa de produção do Deral foi reduzida para cerca de 16,8 milhões de toneladas ante 16,9 milhões estimadas na semana passada e 19,5 milhões de toneladas apontadas inicialmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.