Preços melhores aos produtores em 2020

Relatório do Rabobank analisa o mercado do leite no Brasil em 2019 e prevê aumento da demanda se economia crescer

Segundo o último relatório do ano do Rabobank para o segmento do leite, o mercado brasileiro termina 2019 de forma mista. Do lado positivo, a demanda do consumidor está começando a mostrar alguns sinais de recuperação com as vendas de queijos e iogurtes, e projeções mais otimistas sendo feitas para 2020. Do lado negativo, as margens para produtores e processadores terminam o ano mais baixas do que no início de 2019, uma vez que a melhoria relativa da demanda não foi suficiente para que houvesse um reajuste de preços. 

Sempre de acordo com o relatório, após um primeiro semestre de alta para os produtores, os custos com ração aumentaram a partir de julho, com o preço do milho ficando mais caro no mercado interno e os preços do leite permanecendo praticamente inalterados. A produção de leite deve terminar 2019 com um crescimento de 4% no Brasil, mas a produção vem perdendo força desde o terceiro trimestre. 

Continue a leitura após o anúncio

Os produtores devem começar 2020 com margens mais baixas e menos incentivos para investir em produção adicional após o aumento dos custos de alimentação, e o Rabobank projeta preços mais altos do milho no início de 2020. Além das margens mais baixas para os pecuaristas, os preços da carne bovina atingiram níveis recordes no mercado doméstico e isso provavelmente gerará um aumento na taxa de abate de vacas leiteiras no Brasil nos próximos meses. 

A indústria teve dificuldades ao longo de 2019, com altos preços do leite na fazenda (comparado a 2018) e uma demanda morna que a impediu de repassar custos mais altos aos preços dos produtos finais. O leite fluido teve particularmente um ano difícil, com muitas empresas registrando margens muito baixas (lucro líquido). Em 2020, a demanda por produtos lácteos como um todo provavelmente aumentará, pois a economia mostra sinais de melhora. O Rabobank espera que a economia brasileira se expanda em torno de 2% do PIB em 2020, com inflação baixa recorde, o que trará algumas melhorias nos níveis de renda e emprego. 

No entanto, a expectativa é que o crescimento da demanda seja voltado para queijo, iogurte e leite em pó, enquanto o leite fluido continua sendo um mercado mais maduro, com um aumento limitado no consumo. As importações provavelmente permanecerão moderadas no primeiro trimestre de 2020, uma vez que o real se depreciou e os preços internacionais subiram, diminuindo a competitividade dos produtos lácteos importados no Brasil. 

O Rabobank espera que a taxa de câmbio permaneça próxima de R$ 4 / US$ no final de 2019 e até o final de 2020, o que manterá as importações em níveis caros. Os preços do leite da porteira para dentro precisarão aumentar em 2020, dado que a produção diminuiu e a demanda deve continuar aumentando, o que será uma boa notícia para os produtores. No entanto, os processadores precisarão lidar com mais um ano de leite caro e o desafio será como repassar esses custos mais altos aos produtos finais para melhorar a lucratividade.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

Leia também

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.