Primeira etapa de vacinação contra brucelose no Tocantins termina nesta terça-feira

Vacinação contra esta zoonose é obrigatória para bezerras bovinas e bubalinas entre 3 a 8 meses de idade

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está alertando os produtores para o encerramento nesta terça-feira, 30 de junho, da primeira etapa de vacinação contra a brucelose. Deverão ser vacinadas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade.

Segundo a Adapec, a vacinação contra esta zoonose é obrigatória, para as fêmeas dentro desta faixa etária e devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19 ou com a RB-51. Após a vacinação, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacina, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação, essa declaração deve ser feita até o dia 10 de julho.

Continue a leitura após o anúncio

Vale ressaltar que o produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

A brucelose é uma doença que pode ser transmitida para o ser humano, e a vacina é meio mais eficaz de controle dela, por isso, é fundamental que os produtores rurais vacinem as suas bezerras no tempo correto, para proteger o rebanho e a saúde humana,” disse Alberto Mendes da Rocha, presidente da Adapec.

A agência lembra ainda que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na entidade.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO