Proposta do Senado tem impacto mais brando e recupera benefícios perdidos à pecuária

Texto pode prever isenção para atividades ligadas a alimentos e insumos agrícolas, o que beneficia a produção de carne

Continue depois da publicidade

O Portal DBO continua  nesta sexta-feira (11/9) com sua série sobre a reforma tributária e os impactos sobre o agronegócio, especialmente na pecuária de corte. Desta vez, serão apresentados os detalhes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019 (confira nos links abaixo as outras reportagens). O texto é de autoria do Senado e foi apresentado oficialmente no dia 9 de julho de 2019. Apesar de também extinguir benefícios, como ocorre com as duas outras propostas de reforma que foram apresentadas, há uma brecha que pode beneficiar a pecuária de corte.

“Na PEC 110 também não há benefícios fiscais. Porém, como regra, há exceções, já que a proposta admite certas diferenciações”, explica o advogado Douglas Mota, especialista em Direito Tributário e sócio do escritório Demarest, em São Paulo (SP).


Douglas Mota, Demarest
Douglas Mota, advogado especialista em Direito Tributário e sócio do escritório Demarest, de São Paulo (SP). Foto; Divulgação/Demarest

A explicação é que a proposta do Senado prevê uma flexibilização dos benefícios extintos, como é o caso do próprio ICMS. A pecuária pode se beneficiar porque se enquadra entre os setores que recebem maior atenção pela PEC do Senado. O texto prevê isenção sobre atividades de produção de alimentos, inclusive os destinados ao consumo animal. Também se beneficia o setor de fabricação de insumos agrícolas.

“A depender das leis complementares, o que se percebe, a princípio, é que a PEC 110 traria pouco impacto para o agro e por isso não foi preciso um estudo detalhado sobre essa proposta”, diz o economista Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Imposto único

Assim como a proposta da Câmara, a do Senado também se baseia na criação de um tributo que unifica os demais impostos, também chamado de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Só que, em vez de fundir cinco tributos, o IBS do Senado prevê a unificação de nove impostos: 6 federais (IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), 1 estadual (ICMS) e 1 municipal (ISS).

Segundo Mota, a alíquota única, tanto da PEC 45 como da a PEC 110, não estão totalmente definidas. No entanto há um consenso de que possam girar entre 23% e 25% (valor apontado pela CNA).

A PEC 110/2019

O que muda?

* Substitui 9 impostos: 6 federais (IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), 1 estadual (ICMS) e 1 municipal (ISS)

* O IBS terá uma alíquota única entre 23% a 25%

* Determina maior competência federal

O que continua?

* Mantém benefícios fiscais à produção de alimentos e insumos agrícolas

O agro e seus impostos

Uma das críticas de outros setores da economia ao agro é de ser beneficiado com muitas isenções. De fato, elas existem e incidem nos primeiros elos da cadeia agropecuária. Nas fazendas, por exemplo, para a compra de máquinas, insumos e produtos agropecuários, além de medicamentos para o rebanho.

Renato Cochon CNA
Renato Conchon, economista e coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Crédito: Wenderson Araújo/CNA

Mas, segundo Conchon, é importante mostrar que apesar desses incentivos fiscais o agro, paga sim seus impostos. “Isso nos motivou a preparar um estudo específico sobre este tema”, diz o economista.

Com base nos dados de 2018, a CNA identificou que o agro foi responsável pela arrecadação de R$ 489 bilhões em tributação. O valor equivale a 21,5% do total arrecado por todo o País e uma carga tributária de 32,7% em relação ao PIB do agronegócio naquele mesmo ano.

Fique atento: 

Confira na segunda-feira (14/9), a reportagem sobre a proposta de reforma do governo federal.

Leia também: 

Marque na agenda: 

DBO Entrevista | 15 de setembro – 18h30
Simplificar sim, aumentar não: a reforma tributária e seus impactos na agropecuária

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: