Menu
Menu

PROSA QUENTE: “A Amazônia é o nosso ouro verde”

Caio Penido, presidente do GTPS, expõe ideias sobre a criação de mecanismos de compensação pela preservação da biodiversidade da maior potência ambiental do mundo.

Neto de Pelerson Soares Penido – grande empresário da área de construção civil e um dos desbravadores do Mato Grosso, falecido em 2012 – o agro ambientalista Caio Penido Dalla Vecchia despertou para o conceito de pecuária sustentável (sua principal bandeira) quando assumiu, em 2008, junto com o irmão Pelerson Penido Dalla Vecchia, a gestão da Fazenda Roncador, em
Querência, MT, que à época se dedicava exclusivamente à pecuária extensiva. A propriedade de 151.000 ha, uma das maiores do Brasil, havia sido formada a partir de 1978, nos moldes tradicionais, e enfrentava o desafio da rentabilidade, além da regularização ambiental.

Caio ajudou o irmão a iniciar o projeto de intensificação da fazenda e foi enviado pelo avô para o “front” dos debates pré-Código Florestal, quando a belicosidade entre produtores e ambientalistas atingiu nível máximo. Descobriu que o único caminho possível era o diálogo e acabou
assumindo cargos de liderança no setor. Hoje, além de presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Caio é vice-presidente da recém-criada Associação Brasileira de Carne Carbono Neutro, colaborador do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), membro do Conselho do Comitê Estratégico PCI do Mato Grosso e um dos coordenadores da Liga de Desenvolvimento Regional Sustentável do Vale do Araguaia (Liga do Araguaia), que reúne 11 municípios do Médio Norte Mato-grossense.

Com esse amplo currículo ele falou sobre ideias e o futuro deste importante setor em um longo bate-papo com a editora da Revista DBO, Maristela Franco, que ilustra nosso Prosa Quente na edição de abril. Confira!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho