RIP (Rest in peace), Gastão Moraes da Silveira

A pesquisa científica e a mecanização agrícola perde um de seus maiores nomes, onde era referência incontestável
Gastão Moraes da Silveira (1943-2019).

O amigo se foi, ficou a saudade. Morreu em 31 de outubro último o engenheiro agrônomo Gastão Moraes da Silveira (Esalq-1965), Foi professor da Unesp e depois pesquisador científico do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, nos anos 1970 até 2010 quando se aposentou. Foi referência entre seus pares e inúmeros amigos, escreveu 5 livros na sua especialidades, Mecanização Agrícola, mais de 80 artigos científicos, e centenas de artigos técnicos para revistas e suplementos agrícolas de grandes jornais.

Gastão fez doutorado na Espanha (Saragoza) e pós doutorado na Itália (Milão), países onde morou para completar seus estudos.

Nascido em Casa Branca (SP), era esportista, jogou futebol como gente grande, competiu em diversas corridas da maratona de São Paulo, a São Silvestre, e adorava a culinária espanhola. Mais do que isso, era um ser humano de qualidades excepcionais, e um profissional exemplar, tive a honra de editar e publicar o primeiro artigo técnico de sua autoria em uma revista, no início dos anos 70, artigos que se sucederam durante longos anos.

No ano de 2003 vim para a DBO Editores, editar a revista DBO Agrotecnologia, publicação especializada em agricultura, e que foi sucedida pela Agro DBO a partir de 2012, e Gastão participou como colaborador técnico e articulista de ambas as publicações.

Fizemos juntos diversos projetos de notável envergadura, como os testes de bancada e de pista com tratores, na Divisão de Engenharia Agrícola do IAC, em Jundiaí, durante a década de 1970, e depois na DBO, um projeto como a Agenda do Trator que, como os anteriores, foi de amplo sucesso.

Gastão deixa dois filhos, esposa e netos. Morreu de complicações de demência, doença que o acompanhava há alguns anos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: