Menu
Menu

SP bate recorde na vacinação contra brucelose

Durante o ano de 2018, foram imunizadas 94,23% das fêmeas bovídeas entre três e oito meses
Foto: Petrônio Viana

O Estado de São Paulo bateu recorde de vacinação contra brucelose em 2018, segundo informou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nesta quinta-feira. De acordo com dados do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da pasta, foram vacinadas 94,23% das fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre três e oito meses. O índice anterior foi de 2017, com 93,50%.

O aumento na taxa de vacinação acompanhou a redução no número de fêmeas na faixa etária de vacinação obrigatória. Em 2017, essa papulação era de 923.620 fêmeas e, em 2018, caiu para 887.357 fêmeas. A uminização contra a brucelose é realizada uma única vez na vida das fêmeas, quando elas estão com idade entre 3 e 8 meses, segundo explicou, em nota, o médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Klaus Saldanha Hellwig, que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PECEBT).

De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado, as fêmeas vacinadas entre dezembro e maio devem ser declaradas no sistema Gedave até o dia 7 de junho, e as vacinadas entre os meses de junho e novembro devem ser informadas até o dia 7 de dezembro. A autuação pelo descumprimento da legislação é de R$ 132,65 por cabeça por deixar de vacinar e R$ 79,59 por cabeça por deixar de comunicar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.