Menu
Menu

Tratamento de sementes promete controlar nematoides

Produto é o primeiro tratamento de sementes-fungicida capaz de controlar a praga nas culturas de soja e milho.

Responsável por causar prejuízos de até R$ 16,2 bilhões por ano aos sojicultores brasileiros, os nematoides são considerados atualmente como uma praga de difícil controle devido aos poucos recursos existentes para o combate aos ataques. Invisíveis a olho nu, os animais consomem as raízes das plantas, reduzindo a absorção de nutrientes e comprometendo o desenvolvimento das lavouras.

+Nematoides: importância e manejo
+Nematoides: mapeamento ajuda no manejo
+Extratos naturais contra nematoides

Segundo Luis Fernando Andrade, gerente de Produtos Fungicidas da Ihara, existem atualmente mais de 100 espécies de nematoides em todo o planeta atuando apenas nas culturas de soja, sendo que quatro possuem maior incidência no Brasil. Com isso, a empresa desenvolveu um tratamento de sementes específico para as lavouras do país e com capacidade de controlar a população de nematoides no solo.

“O Certeza N representa uma maior comodidade para o agricultor durante o manejo, já que oferece um controle simultâneo das principais doenças de solo e nematoides. Sendo assim, o produto promove uma importante redução do operacional e custos, já que o tratamento das sementes com CERTEZA N dispensa o uso de outros defensivos”, afirma Andrade.

O produto é o primeiro tratamento de sementes-fungicida capaz de controlar a praga nas culturas de soja e milho. Segundo a Ihara, a formulação do produto inclui uma tecnologia que protege a semente da lavagem pela chuva, proporcionando maior aderência e eficácia.

Segundo a Embrapa a severidade do ataque dos nematoóides depende muito da suscetibilidade da cultivar plantada, da espécie e raça do nematóide presente na lavoura, do potencial de inóculo do nematoide na área e do tipo de solo cultivado – em geral, terrenos arenosos ou franco-arenosos são mais favoráveis, por facilitarem a movimentação e a migração dos nematoides.

Para reduzir a população de nematóides no solo, a Embrapa recomenda, além do uso de nematicidas e o plantio de espécies resistentes, a rotação de cultura com gramíneas;  fazer aração profunda; deixar o solo exposto ao sol antes de fazer a gradagem e incorporar os restos culturais imediatamente após a ultima colheita.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho