Um ano para o produtor de leite guardar na lembrança

Com queda nos custos de produção e aumento da receita, margem está favorável para a pecuária leiteira

Continue depois da publicidade

Esta semana, a Scot Consultoria divulgou a sua Carta Leite, uma análise da conjuntura da pecuária leiteira nos primeiros meses de 2019. Ela começa por lembrar que em 2018 a margem da atividade leiteira diminuiu. E continua:


Naquele ano, apesar da ligeira valorização no preço pago ao produtor frente a 2017, o indicador de custo de produção da atividade leiteira também cresceu, ou seja, a margem do produtor foi abalada, inclusive com prejuízos em diversos casos.

Recuperação da margem

Já 2019 começou com um cenário favorável para o produtor.

Desde dezembro de 2018 até o pagamento realizado em abril, o preço ao produtor subiu 9,8%.

Na comparação ano a ano a receita está 13,8% maior em valores nominais (sem considerar a inflação).

A queda na produção da matéria-prima foi o principal motivo do incremento dos preços. O Índice de Captação de Leite da Scot Consultoria recuou 7,9% desde o pico de produção, que ocorreu em meados de dezembro, considerando a média nacional.

Além disso, a boa expectativa para a produção de milho nesta temporada, e a queda na demanda para o mercado externo têm pressionado para baixo as cotações do cereal.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas, em São Paulo, a saca de 60 quilos fechou abril cotada, em média, em R$36,00, sem o frete.

Desde o final de fevereiro, quando começaram os recuos, o preço do grão caiu 16,3% no estado. Na comparação com abril do ano passado, o milho está custando 6,5% menos este ano.

Para o farelo de soja, o preço também está pressionado para baixo devido a maior disponibilidade interna, com a colheita concluída e incertezas com relação à demanda e continuidade dos bons volumes exportados até então.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, na segunda metade de abril, a tonelada de farelo de soja ficou cotada, em média, em R$1.255,65, sem o frete.

A queda foi de 0,6% na comparação mensal. Na comparação com abril do ano passado, o farelo está custando 14,5% menos este ano.

Com a queda nos custos de produção e aumento na receita do produtor, a margem está favorável para o produtor de leite este ano.

Em abril, na comparação ano a ano, a margem do produtor aumentou 9,9 pontos percentuais. Esta melhora vem ocorrendo desde o começo do ano.

Figura 1.
Preço do leite ao produtor versus custos de produção da pecuária leiteira, base 100= janeiro de 2016.
Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Considerações finais

A queda nas cotações dos principais componentes da dieta, somada às altas de preços do leite ao produtor são fatores positivos para a atividade leiteira este ano.

Com isso, espera-se um cenário melhor para o produtor, mas ainda sem grandes investimentos na atividade.

A atenção fica por conta dos produtos “dolarizados”, aqueles que sofrem alteração devido a alta da moeda norte-americana, como suplementos minerais e fertilizantes. A Reforma da Previdência caminhando a passos lentos, e as incertezas sobre a disputa comercial entre Estados Unidos x China, têm aumentando a volatilidade do dólar.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: